Navegolandia » Mundo Feminino » A pílula anticoncepcional pode causar sangramento

A pílula anticoncepcional pode causar sangramento

O uso de anticoncepcional pode causar sangramento, mas é importante consultar como um médico ginecologista sempre que houver alterações no ciclo menstrual ou quando surgir qualquer dúvida em relação ao uso de anticoncepcional.

A famosa pílula contraceptiva é um dos métodos muito utilizado entre as mulheres para que seja evitado uma gestação. As propriedades do comprimido oral possui uma combinação de hormônios estrogênio e progestágeno que ainda pode variar entre o gestodeno, desogestrel, levonorgestrel ou acetato de ciproterona, que juntas conseguem inibir a ovulação natural da mulher.

A pílula anticoncepcional deve ser administrada sempre no mesmo horário, como garantia da eficiência da mesma, o correto é iniciar sua ingestão no primeiro dia do ciclo menstrual. O comprimido pode ser encontrado em diferentes forma, que variam de acordo com o número de dias para ser tomado, o mais comum é o dia de 21 dias, com pausa de 7 dias, mas também há existe outra cartela em que são administrados pílulas para 28 dias, sem intervalos.

pílula anticoncepcional

Atualmente estima-se que mais de 100 milhões de mulheres no mundo usem pílula anticoncepcional.

Se houver esquecimento do horário para tomar a pílula, a pessoa poderá em até 12 horas, caso contrário, terá a proteção contraceptiva reduzida. Por consequência, poderão surgir alguns efeitos colaterais, como por exemplo enjoos, inchaço dos seios, e o aumento de peso. Porém, cada organismo responde de um forma, portanto nem todas as mulheres sentirão o mesmo.

Um dos comuns efeitos da ingestão de pílula anticoncepcional é o sangramento irregular, que acontece por causa da adaptação do organismo com os níveis de hormônios associado, geralmente tudo se ajusta com após cerca de 3 ciclos. A mulher passa a ter um ciclo regular, e ainda diminuído, cerca de 3 a 4 dias no máximo de menstruação.

Outra causa do sangramento pode estar relacionado a dose de hormônio contido em determinada marca de contraceptivo. Dependendo da quantidade pode ou não alterar os ciclos, além de causar o chamado sangramento intermenstrual. Por causa dessa circunstância, é necessário consultar-se com ginecologista antes de decidir qual contraceptivo utilizar, pois o próprio indicará o método mais adequado.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Intervalo da pílula engravida
Antibiótico Forte Atrasa Menstruação
Como evitar a enxaqueca menstrual