Navegolandia » Animais » Animais em extinção no Brasil 2013

Animais em extinção no Brasil 2013

A ação humana vem causando enormes prejuízos ao meio ambiente, desde a caça, comércio de animais a exploração excessiva das florestas, além de retirarem o que de bom a natureza tem para oferecer, ainda destroem boa parte dela com a eminente poluição.

Mesmo com inúmeras ações ambientais realizadas em diversas partes do mundo, ainda são enormes as possibilidades de várias espécies de animais entrarem na lista de extinção. Por causa da irresponsável atitude do homem, muito bichos já deixaram de existir a milhares de anos, e muitos estão prestes a ser eliminados da Terra.

A exploração irregular das florestas, queimadas, desvio de rios, e todo tipo de poluição causada pelo homem destrói uma parte do meio ambiente a cada dia, o resultado disso é a eliminação de diversas espécies que necessitam da natureza para sobreviverem, se alimentar, reproduzir e etc.

desmatamento ilegal

As queimadas juntamente com o desmatamento são responsáveis por cerca de 80% da degradação da natureza.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta, possui cerca de 20% do total de espécies da Terra.

No entanto, existe muita mortandade de animais, os quais muitas vezes são capturados por caçadores a fim de serem objeto de venda. A maioria dos animais apreendidos sofrem com as más condições de tratamento, que geralmente são amontoados e alojados em caixa e gaiolas por horas e dias, e acabam não resistindo, morrendo antes de serem vendidos.

Mesmo com a intensa fiscalização dos órgãos competentes, não há como conter todo o tráfico de animais que existe, mesmo porque em muitos casos existe a participação de pessoas de diversos lugares e algumas de caráter corrompido. Consta em Lei que é crime manter animais silvestres em cativeiro, mas na prática pouco tem sido feito diante desses problemas.

Os principais afetados nesse gigantesco tráfico de animais são os próprios, uma vez que são presos perdem a capacidade de se reproduzirem, dando continuidade a sua raça. O meio ambiente também é afetado, pois cada espécie possui um papel fundamental em seu habitat, cada vez que se extingue um animal, causa desordem no ciclo natural.

Muitos animais do Brasil infelizmente já estão na lista de extinção, de acordo com a Instrução Normativa nº 03, do Ministério do Meio Ambiente, datada em 2003, existem aproximadamente 632 espécies da fauna brasileira nessa lista, os principais são:

Os órgãos ambientais não podem evitar sozinhos a extinção de mais espécies da fauna brasileira, por isso é necessário a participação de toda a população. Devem evitar primeiramente a poluição do meio ambiente, não praticar a caça ilegal de animais, e fazer denúncias se identificar qualquer um desses atos feitos por terceiros.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos: