Navegolandia » Mundo Feminino » Antes ou depois da menstruação ocorre a ovulação

Antes ou depois da menstruação ocorre a ovulação

A ovulação é caracterizada por ser o período fértil. Uma das maneiras de analisar esse período, é pela apresentação de alguns fatores e pelo método de calculo.

A ovulação é denominada como " período fértil"

A ovulação pode apresentar alguns indícios, tais como " pontadas agudas" abaixo o umbigo, e corrimentos de cores diferenciadas

A ovulação, acontece quando o óvulo amadurece no interior do ovário, e logo após do amadurecimento, direcionado para as trompas de Falópio, onde espera o contato com os espermatozoides. Quando há esse contato, ocorre a fecundação, onde consequentemente ocasionara uma possível gravidez.

Com isso, a ovulação foi denominada como “ o período fértil”. O período fértil, é caracterizado por ser uma fase em que a mulher tem uma maior probabilidade de engravidar, decorrente ao processo de ovulação. Uma das maneiras de analisar esse período, é pela apresentação de alguns fatores, essencialmente quando ocasiona-se uma pequena dor na região abaixo do umbigo e um aspecto  úmido no órgão íntimo da mulher, acompanhado por um muco de coloração branca.

Um outro método de identificar esse período, é fazendo um calculo com a tabelinha menstrual, Acompanhe logo abaixo os exemplos e suas especificações:

→ No caso de ciclos menstruais não regulares, uma forma de descobrir os dias do período fértil é subtraindo do ciclo mais curto 18 dias, e do ciclo mais longo 11 dias.

Exemplo:

– Mulher

  • Ciclo curto com 26 dias – Basta subtrair 26 – 18 = 8
  • Ciclos mais longo com 30 dias – Basta subtrair 30 – 11 = 19.

Com isso, podemos perceber que os dias mais férteis da mulher são entre o oitavo e o décimo nono dias do ciclo. Já para os ciclos normalizados, com intervalos de 28 dias, a probabilidade de engravidar será após 15 dias a data da primeira menstruação. Porém esse período pode ser caracterizado fértil cinco dias antes e cinco dias depois das datas mencionadas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos: