Navegolandia » Novidades » Aprenda a fazer o teste para saber se a gasolina é pura

Aprenda a fazer o teste para saber se a gasolina é pura

Você sabe identificar se a gasolina que está utilizando é pura? Se a resposta para essa pergunta for “não”, saiba agora mesmo como observar, evitando assim problemas ao seu veículo.

Com a adulteração de combustível cada vez mais comum no Brasil, é importante ficar de olho para não ser enganado. Todos os consumidores tem direito de pedir, em qualquer posto, o teste do combustível afim de saber o valor da densidade.

A gasolina em si tem em sua composição uma medida de álcool permitida por lei, atualmente essa porcentagem é de no máximo 25%. Essa informação será importante nas identificações de combustíveis adulterados.

O que é gasolina batizada?

Basicamente o batismo funciona com a adição de álcool, isso porque ele é mais barato.  Alguns infratores ainda adicionam água, o que pode danificar o motor. Sempre que possível abasteça num posto de sua confiança, pedindo com frequência os testes.

como saber se a sua gasolina é pura

Descobrindo se sua gasolina é pura
Foto: Reprodução

Testando a gasolina

Existe um teste bem simples para saber a quantidade de álcool encontrada na gasolina. Com uma proveta de 100 ml e um pouco de água você consegue bons resultados.

Adicione na proveta exatamente 50 ml de gasolina, depois 50 ml de água, depois mexa bem a mistura, notará que a gasolina ficou por cima, enquanto o a água ficou por baixo no tubo.

Isso ocorre porque a água é mais densa, se observar as medidas notará que existe uma pequena diferença entre elas. A água deve conter até 12.5 ml a mais que a gasolina, essa quantidade que parece adicional é na verdade o álcool, isso acontece pois o etanol se dissolve melhor na água do que na gasolina.

Com um calculo rápido podemos  ver a quantidade, se 50 ml equivale a 12.5 ml de etanol então em 100 ml teremos 25 ml, o que da exatamente 25% de álcool, se você fez os cálculos e o valor ficou acima disso, significa que a gasolina é batizada, lembrando que por lei você pode pedir o teste do produto em qualquer posto.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como dançar axé
Como funciona um gerador de energia a diesel
Dicas para economizar gasolina