Navegolandia » Saúde » Aprenda a prevenir a dengue

Aprenda a prevenir a dengue

Prevenindo a dengue, a população corre menos riscos de contrair uma doença, que pode chegar a matar uma pessoa com uma simples picada onde é transmitido o vírus.

dengue é uma doença infecciosa causada pela transmissão do arbovírus através da picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófago proveniente da África que em épocas de colonização acabou se instalando no continente americano. O mosquito tem capacidade maior em se desenvolver em regiões tropicais, por causa do clima chuvoso e quente.

Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue – DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, mas o dengue mais comum, inicia-se inesperadamente, causando males como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas e febre alta. Em alguns casos podem surgir manchas vermelhas pelo corpo e alguns casos há ocorrência de pequenas hemorragias na boca e no nariz.

Mosquito

A prevenção da doença está na eliminação do mosquito.

Maior problema da dengue é que o vírus possui 4 variações, ou seja, cada reincidência da doença no organismo deixa o organismo mais vulnerável a contrair infecções. Assim sendo causa um aumento da possibilidade de aparecer lesões nos vasos sanguíneos, o que resultaria em uma dengue hemorrágica, algo muito grave que pode levar a apessoa a morte.

A solução para evitar contato com a doença da dengue é eliminar os focos de procriação do mosquito. Os locais mais propícios são em recipientes que acumulam água. Portanto, é de extrema importância acabar com a concentração de uma infinidade de locais que possam servir como criadouros das larvas do mosquito.

limpando quintal

A limpeza é fator fundamental para erradicação das larvas do mosquito Aedes Aegypti.

Fazendo a limpeza seja no quintal de casa, ou em lotes baldios, de objetos como pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas e etc. Para prevenir a dengue é fundamental eliminar o mosquito, e sem lugar para depositar seus ovos não poderá gerar novos transmissores da doença.

Dicas de prevenção:

  • não jogar lixo em terrenos baldios;
  • não deixe água acumulada na laje;
  • tampar corretamente tonéis e barris d’água;
  • encher de areia os pratinhos dos vasos de planta;
  • colocar no lixo todo objeto que possa acumular água;
  • manter a caixa d’água limpa e completamente fechada;
  • trocar a água e lavar o vasos de plantas aquáticas semanalmente;
  • remover folhas e galhos que impeçam a passagem da água pelas calhas;
  • manter emborcadas todas as garrafas que forem guardadas para retorno ou reciclagem;
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Cinomose tratamento
Doença do Carrapato
Como Fazer bem as unha