Navegolandia » Saúde » Atraso de menstruação por estresse

Atraso de menstruação por estresse

Em qualquer idade, a mulher precisa consultar regularmente com médico ginecologista, principalmente se houver alteração no fluxo menstrual ou algum problema na região que comporta seu sistema reprodutor.

Muitas mulheres sofrem com alterações em seu fluxo menstrual, quando está em excesso pode ser proveniente de algum problema no órgãos reprodutores, como no caso de cistos e miomas, além disso pode ser que seja causado por causa da mudança de hormônios no próprio organismo devido a diferentes fatores.

Outra preocupação se dá quando o fluxo se atrasa, a hipótese mais associada ao evento é uma possível gravidez, porém, existe uma forma bem simples e precisa de saber se existe a possibilidade concreta disso ocorrer. Primeiramente é preciso saber se houve relação íntima sem proteção, caso tenha acontecido e mesmo assim há dúvidas, um exame de gravidez contém a resposta correta.

mulher com estresse

Nervosismo, ansiedade, tristeza entre outras questões psico sentimentais podem interferir diretamente no fluxo menstrual.

Mas ainda existe alguns casos que parecem não ter solução para ausência de menstruação, neste momento a mulher precisa conversar com seu médico ginecologista para juntos tentarem descobri o que está causando esse atraso. Muitas mulheres ainda desconhecem que muitos problemas podem ser causados pelo cérebro e alguns hábitos de vida, influenciando os eventos físicos do corpo, principalmente em relação a fertilidade.

O estresse físico e emocional, são fortes fatores provocadores de alteração no fluxo menstrual. Como nesse período o corpo da mulher está se preparando para gerar uma vida, tudo em seu interior se torna mais sensível e frágil, por isso qualquer influência externa causa alteração, uma vez que o período é mais propenso.

O atraso pode ser algo simples dependendo de cada caso, mas é recomendável procurar ajuda médica pra esclarecer qualquer dúvida e analisar precisamente o que o organismo está sendo acometido. Mesmo as mulheres que não possuem vida íntima ativa precisam consultar com ginecologista periodicamente.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Sinais de trabalho de parto
Normal a menstruação atrasar no período de amamentação
Dor para evacuar quando estou menstruada