Navegolandia » Mundo Feminino » Atraso menstrual pode ser doença?

Atraso menstrual pode ser doença?

A ausência de menstruação pode estar associada a gravidez, porém é importante observar os sintomas e realizar uma consulta com ginecologista para que seja identificado o fator causador e se há possibilidade de ter associação com alguma doença.

O atraso menstrual pode ocorrer com qualquer mulher, em diferentes períodos de sua vida fértil. Os fatores determinantes dessa ausência de fluxo são de origens diferentes, e possuem níveis de gravidade relativos, dependendo do estágio e da condição física de cada mulher. Se não for caso de uma gravidez que logicamente interrompe a menstruação, os casos devem ser investigados junto ao médico ginecologista.

Quando ainda é adolescente, logo que se tem a primeira menstruação é comum acontecer um atraso característico da menarca, que na verdade é um sintoma da reação do organismo feminino com as mudanças hormonais devido ao fluxo. Após cerca de 3 meses, o período menstrual se normaliza.

Já com a idade reprodutiva, algumas mulheres podem sofrer atraso do fluxo por causa de fatores emocionais, devido algum trauma, fatores físicos com o excesso de exercícios, e também por manter uma dieta alimentar agressiva que acaba repercutindo negativamente. Outro forte indício de atraso menstrual são as doenças do trato vaginal, comumente manifestadas através de infecções e inflamações podendo ser provenientes de DST’s.

atraso menstrual doenças

O atraso menstrual pode variar de acordo com cada mulher, independente dos fatores.

Também existem períodos em que a menstruação se interrompe, como no caso da insuficiência ovária prematura que determina a suspensão da funcionalidade normal dos ovários em mulheres com idade entre 40 ou mais anos, fase essa classificada como menopausa.

O uso de medicamentos, como as pílulas de progesterona, podem causar o atraso ou o sangramento excessivo no período menstrual. Por isso é importante utilizá-los somente com prescrição médica, para que os efeitos colaterais não causem danos ao funcionamento correto do organismo.

Quando houver qualquer alteração no fluxo menstrual é importante consultar com o médico especialista e verificar qual fator está causando o atraso, a partir desse contato serão pedidos exames para se ter um diagnóstico exato para então indicar o melhor tratamento.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Tipos de doenças respiratórias e seus sintomas
Dengue e febre amarela
Circulação sanguínea pernas