Navegolandia » Mundo Feminino » Aumenta o peso antes da menstruação

Aumenta o peso antes da menstruação

Muitas mulheres podem chegar a ganhar de 500 gramas a 1 kg na massa corporal somente no período da TPM, onde há retenção maior de líquido causando também o inchaço do corpo.

Cerca de 30 a 40% das mulheres são afetadas pela tensão pré-menstrual, mais comumente conhecida pela sigla TPM, um doença que naturalmente ocorre, mas que não é capaz de afetar órgãos específicos. Mesmo associando mais de 180 sintomas, nem todas as mulheres passam por esse acometimento, e algumas também sentem em graus de mais inferiores.

A TPM gera alguns sintomas importunos que variam do nível leve até o mais severo. Os incômodos costumam aparecer adjuntos sempre entre sete e dez dias antes que aconteça o fluxo menstrual. Porém, se a mulher sentir os mesmo de forma isolada pode ser que esteja associado a outros problemas.

Entre o sintomas estão o principais – a irritabilidade e o inchaço do corpo que caracterizam também a fase lútea ou pré-menstrual, período em que também pode ocorrer alterações no peso, causado pela liberação de um hormônio capaz de estimular o apetite, e ainda criar na mulher grande desejo de comer alimentos diferentes.

mulher

Na TPM pode ocorrer alterações no peso, causado pela liberação de um hormônio capaz de estimular o apetite.

O inchaço é decorrente do processo de retenção de sal e água no organismo que médicos ainda não conseguiram esclarecer o motivo, mas ao que tudo indica está ligado ao hormônio aldosterona associado com o desequilíbrio nas proporção de dois importantes hormônios destaque desta fase – a progesterona e o estrógeno.

Por causa da diferente reação do organismo de cada mulher no período que antecede a menstruação, os médicos costumam recomendar que sejam evitados a ingestão de determinados tipos de alimento, como os gordurosos, chocolates, cafeína, e até mesmo chá preto e mate.

O excesso de sal também deve ser eliminado das refeições justamente para não agravar a retenção de líquido.

Se a mulher tiver um histórico ou propensão de retenção de líquidos, a tendência de aumentar o inchaço e o peso se agrava, ainda mais se fizer a ingestão de sal em grande quantidade dias antes do fluxo menstrual. O peso pode ser aumentado entre 500 gramas a 1 quilo dependendo de cada pessoa.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Sinais de trabalho de parto
É possível engravidar com as trompas ligadas
A pílula do dia seguinte age no período fértil