Navegolandia » Educação » Caixa fies

Caixa fies

Caixa Econômica Federal em parceria com o Ministério da educação desenvolveu um programa que tem como principal objetivo, financiar o ensino superior para pessoa que querem estudar em instituições não-gratuitas. Veja essa grande oportunidade.

Parceria do MEC e da Caixa Economica

Financiamento do Ensino Superior.

O Ministério da Educação, junto ao banco da Caixa Econômica Federal desenvolveu um programa que tem como principal objetivo, financiar o ensino superior para pessoas impossibilitadas de promover os estudos, e que tem a intenção de entrar em instituições não gratuitas. Para requerer esse financiamento, atualmente subsiste dois processos de solicitação.

A primeira é a solicitação usual, onde consiste em efetuar a inscrição no plano chamado SisFIES. Depois de validada a inscrição, deve preenchido os requisitos solicitados pela CPSA ( Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição desejada e enviar diretamente a Caixa Econômica Federal.

Para a obtenção desse plano, subsiste algumas condições impostas pela regulação do financiamento, acompanhe logo abaixo:

  • → Durante o desenvolver do curso, o estudante pagará a cada três meses, uma taxa de R$ 50,00, para suprir o pagamento de juros em decorrência do financiamento.
  • →Caso o estudante não tiver condições de arcar com os juros durante o período de estudo, após o término do curso o mesmo terá um período equivalente à 18 meses de carência, para começar a recompor os juros.
  • → Depois de encerrada a fase de carência dos juros, o saldo devedor do estudante, poderá ser parcelado em até três vezes do período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

Entretanto, só poderão efetuar a solicitação usual do FIES, aqueles que os professores da rede pública de ensino ou então que estejam à trabalho do magistério da educação básica da Educação Pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Pois no dia 29 de junho de 2011, entrou em vigor uma nova forma de solicitação, onde os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010, devem requerer o financiamento, por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Mas lembrando que, não será exigido esse recurso do Enem aos estudantes que tenham concluído o ensino médio antes do ano letivo de 2010.
Para mais informações, acesse o Endereço Eletrônico:   http://sisfiesportal.mec.gov.br/

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Local de Prova Etec 2012
Como funciona o FIES
Mostrando extensão arquivo Windows 7