Navegolandia » Novidades » Cancelamento de CPF por roubo

Cancelamento de CPF por roubo

O cancelamento do cartão CPF pode efetuado caso a pessoa física constate que há multiplicidade de inscrições, ou caso a pessoa física inscrita venha a falecer.

O Cadastro de Pessoa Física – CPF funciona como uma espécime de banco de dados.

Cadastro de Pessoa Física – CPF

O Cadastro de Pessoa Física – CPF funciona como uma espécime de banco de dados, e o mesmo é gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. A Secretaria da Receita Federal do Brasil faz o armazenamento de informações cadastrais de contribuintes que possuem a obrigatoriedade da inscrição do Cadastro de Pessoa Física – CPF, e também informações cadastrais de cidadãos que se inscreveram de maneira voluntária.

O número de inscrição do Cadastro de Pessoa Física – CPF acompanha o contribuinte por toda sua vida, ou seja, a Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB não pode efetuar o cancelamento de uma inscrição e realizar a emissão de outra.

 Dessa maneira, se o cartão de Cadastro de Pessoa Física – CPF ou quaisquer outros tipos de documentos que contenham o número de inscrição do mesmo forem roubados, é recomendado realizar o registro de roubo em uma delegacia de polícia, pois o fato até então descrito é considerado crime e não pode ser resolvido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB.

Após a realização do registro de roubo em uma delegacia de polícia é recomendando realizar a solicitação da 2ª via do cartão do Cadastro de Pessoa Física – CPF. A solicitação da 2° via do cartão de Cadastro de Pessoa Física – CPF pode ser realizado em agências conveniadas, tais como Agências dos Correios, Agências do Banco do Brasil ou agências da Caixa Econômica Federal.

CPF digital

CPF digital

Ressaltando que o cancelamento do número de inscrição do cartão de Cadastro de Pessoa Física – CPF pode ser solicitado apenas nas seguintes circunstâncias:

  • O cancelamento do cartão CPF pode efetuado caso a pessoa física constate que há multiplicidade de inscrições;
  • O cancelamento do cartão CPF pode efetuado caso a pessoa física inscrita venha a falecer.

Para obter maiores informações sobre o cancelamento ou o cadastro do cartão de Cadastro de Pessoa Física – CPF é recomendado acessar o endereço eletrônico da Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, acesse: www.receita.fazenda.gov.br.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Recheio para Trufas
Como Fazer Lasanha Presunto e Queijo
Como fazer Arroz Natalino