Navegolandia » Saúde » Candidiase interfere no ciclo menstrual

Candidiase interfere no ciclo menstrual

A candidíase não é necessariamente adquirida através de relações íntimas, o problema pode surgir em qualquer momento, mais ainda se o organismo não estiver com a imunidade adequada.

A Candidíase é uma comum infecção provocada por fungos que mais atinge as região genital feminina e masculina. Mesmo com essas características, a candidíase não é considerada uma DST, no entanto, pode ser transmitida facilmente através da relações íntimas.

Seu surgimento está ligada a baixa imunidade do organismo, e outros fatores como o uso constante de antibióticos, imunossupressores, corticoides, e anticoncepcionais, diabetes, alergias e também doenças como o HPV. Os sintomas se intercalam em coceira vaginal, corrimento branco, ardor local e para urinar, além de dores durante as relações íntimas. Nos homens ainda podem surgir manchas avermelhadas e sobressalentes.

candidíase e menstruação

A candidíase aparece principalmente por causa da fragilidade do organismo em se defender de fungos.

As complicações da candidíase são irrelevantes, pois surgem e raros casos, podendo ser divididos em distúrbios gastro-intestinais, ou problemas respiratórios e ainda diferentes manifestações dermatológicas, dependendo de cada pessoa. A disseminação sistêmica pode acontecer principalmente em pessoas imunodeprimidas.

O tratamento consiste basicamente no uso de cremes locais à base de antifúngicos, por cerca de 3 a 7 dias. Nos casos mais resistentes, é preciso fazer o tratamento também por via oral, com comprimidos prescritos pelo médico.

A melhor forma de evitar a candidíase é evitar alguns hábitos como o uso de roupa íntima sintética, inclusive meia calça, roupas justas demasiadamente, optar por tecido em algodão, assim a pele poderá respirar, diminuindo a umidade. Usar preservativo é fundamental em qualquer relação íntima. A imunidade pode ser aumentada e controlada através de um programa de alimentação correta.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como aliviar os enjoos na gravidez
Atraso de menstruação por estresse
Intervalo da pílula engravida