Navegolandia » Esportes » Categorias do moto GP

Categorias do moto GP

O moto GP é uma das mais tradicionais competições de velocidade do mundo, veja como são definidas as categorias e como elas são classificadas.

O Moto GP é o mais antigo campeonato de motorizados do mundo, fundado pela FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme) em 1949. O moto GP inclui no seu total, três premiações incluindo dois campeonatos mundiais. Portanto são três categorias sendo: categoria rainha (1000cc), Moto3 (antiga 125cc) e Moto2 ( antiga 250cc). Atualmente são 19 corridas em 14 países todas televisivas em escala global.

categorias moto gp

Moto GP
(foto: reprodução)

As corridas são realizadas todo fim de semana nas três categorias, sendo elas classificadas como:

  • Moto3™ – A classe de 4-tempos, de 250cc de um cilindro substituiu a categoria de 125 GP em 2012. A idade máxima para os pilotos é de 28 anos (25 para pilotos wild card e para os recém contratados e competir na Moto3 pela primeira vez).  A  idade mínima é de 16 anos.
  • Moto2™ – A classe de Moto2™ substituiu a categoria de 250cc a partir de 2010. A Honda é a fornecedora única de motores, enquanto os pneus são fornecidos pela Dunlop. As motos são equipadas com um motor de 600cc 4-tempos, debitando cerca de 140cv e o desenho e construção do chassis é livre desde que respeite as limitações impostas pelo Regulamento Técnico de Grandes Prêmios da FIM. O quadro, braço oscilante, depósito de combustível, banco e carenagem de motos não protótipo (i.e. de produção e homologadas para a estrada) não podem ser utilizados. A idade mínima dos pilotos é de 16 anos.
  • MotoGP™ – A categoria de elite e o derradeiro teste dos talentos dos pilotos, onde a capacidade máxima do motores são os mais impressionantes 1000cc (4-tempos) e a idade mínima dos pilotos é de 18 anos.

Um evento de Grande Prêmio do MotoGP dura três dias, sendo dois de qualificação, que é um de corrida em competição, os primeiros a competirem são da categorias mais baixa, portanto  o moto3, assim seguindo até a categoria principal. A duração de cada corrida é de 30 a 45 minutos, dependendo a condição do tempo e situações adversas. No Brasil, o moto GP não é tão popular mas atrai milhares de olhares.

Cada moto é fabricada de maneira única, portanto não adianta querer comprar uma moto potente achando que é a mesma coisa, as alterações nas motos são especificas para corridas. Aqui no Brasil as corridas são transmitidas pela SporTV  e podem ser acompanhadas todo domingo.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Jaqueta de moto Tutto dicas preços e modelos.
Categorias do moto GP
Como realizar o financiamento de uma CB 300