Navegolandia » Animais » Cinomose tratamento

Cinomose tratamento

A cinomose atinge somente cães não sendo passada para o ser humano, mas é preciso ficar atento quanto as infecções que o animal pode vir adquirir por causa da doença, e levá-lo o mais rápido possível ao veterinário.

A cinomose é uma doença que acomete cachorros de todas as idades por meio de um vírus em que o mesmo esteve exposto. Por se igualar a bactérias e parasitas, esse vírus que pode causar muitas doenças graves e até mesmo fatais.

Geralmente a doença é assintomática, por isso existe grande contaminação, por  não se ter conhecimento de qual animal está contaminado e este acaba transmitindo a doença para um cão saudável. A cinomose é altamente contagiosa, sua forma de transmissão acontece quando se tem contato com as fezes e secreções nasais do animal.

A doença também é sistêmica, pois tem o poder de atingir vários órgãos. Assim sendo, os sintomas se manisfestam com mais frequência através de sinais nos aparelhos respiratório e digestivo. Os outros sintomas comuns são a apatia, tristeza, perda de apetite, falta de coordenação, diarreia, vômitos, febre e secreção nos olhos.

cachorro com cinomose

A mortalidade de cachorro com cinomose varia entre 25 a 75% dos animais doentes.

Como ainda não existe um tratamento específico para a cinomose, quando o cachorro é diagnosticado com a doença, o mais trivial é fazer uso de antibióticos que ajudarão no no combate de infecções.

No mais é preciso manter o animal em local limpo e arejado, fornecendo sempre muito líquido, por causa da desidratação sofrida no auge da doença.

A vacina juntamente com os cuidados higiênicos do animal são importantes métodos preventivos. Os veterinários recomendam que o filhote a partir das 6 semanas de vida já pode ser vacinado contra a cinomose, mas é preciso que o profissional avalie primeiramente o estado físico do cãozinho.

Após a primeira dose, o ideal é vaciná-lo anualmente. As vacinas tem substância próprias contra a cinomose, raiva e até mesmo contra a gripe.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos: