Navegolandia » Saúde » Circulação sanguínea pernas

Circulação sanguínea pernas

Inúmeras pessoas se queixam de males nas pernas devido a má circulação, mas os problemas podem ser amenizados se houver o diagnóstico rápido e for feito o tratamento mais adequado para cada caso.

Em todo o corpo humano existem cerca de 5 litros de sangue em circulação permanente, que por sua vez são estimulados pelo coração, já a distribuição de oxigênio pelos órgãos e tecidos são feitos pela circulação sanguínea que utilizam como meio de transporte as artérias, já as veias tem outra importante função para o organismo, conduzem o sangue sem oxigênio de volta ao coração.

A circulação venosa das pernas se encontra na camada superficial da pele, mas existe uma rede profunda dentro dos músculos da perna. Com o tempo e por causa de alguns fatores, os mecanismos eficazes do organismo que realizam essas funções começam a sofrer falhas. Geralmente os problemas acontecem quando o clima está excessivamente quente, a idade avançada, quando a pessoa está obesa ou mesma na gestação.

circulação das pernas

O exercício ajuda na circulação e também contribui para a perda de peso e controle do nível de colesterol e diabetes.

O que acontece nestes e em vários outros casos, é que o sangue nas veias para fazem com que as paredes dos vasos se dilatem, por isso provocam a maioria dos sintomas nas pernas – dores, cansaço e inchaço. Esses problemas indicam o início da insuficiência venosa, tipo de doença que se tratada no princípio evita grandes complicações.

  • Existem diversas recomendações que auxiliam no combate aos sintomas que acometem tanto homens quanto mulheres:
  • praticar atividade física regularmente;
  • utilizar sapatos apropriados;
  • exercitar as pernas fazendo pequenas caminhas;
  • utilizar roupas confortáveis que não causam compreensão das veias;
  • fazer massagem nas pernas para estimular a circulação;
  • evitar lugares quentes;
  • evitar ficar sentado com as pernas cruzadas ou em pé por muito tempo;

Há vários tipos de tratamento, que vão variar de acordo com a gravidade do problema e se o paciente possui alguma doença associada a má circulação da pernas. Em qualquer situação, sempre é fundamental que a pessoa procure o médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Sentir dor na barriga pode ser gravidez
Como fica uma mulher depois da gravidez
Doença da boca seca