Navegolandia » Saúde » Cistite tratamento

Cistite tratamento

A cistite precisa ser identificada para que o tratamento seja feito corretamente a fim de evitar que as infecções acometem a bexiga novamente.

A cistite consiste em inflamações causadas pela bactéria Escherichia coli que aliás, é útil e importante para digestão, pois faz parte do trato intestinal, porém ao atingir o aparelho urinário causa infecção nos rins, uretra e por fim na bexiga. Portanto qualquer pessoa está propensa a adquirir a cistite em algum momento da vida.

A maior frequência dessa patologia está entre as mulheres pois elas possuem características anatômicas propícias a cistite. Por ter a uretra mais curta, a mesma também fica mais próxima ao canal anal, o que aumenta as chance de uma infecção.

mulher com cistite

Nos homens é mais comum que a infecção os atinja quando estão com idade avançada, pois a próstata criou proporções maiores que antes.

Os principais sintomas da cistite se intercalam no aumento e urgência das micções, dor na bexiga, ardência, momentos com dificuldade para urinar e nos casos mais graves a pessoa também poderá eliminar sangue na urina, sentir febre, irritação e dores lombares baixas.

Para uma melhor diagnóstico, é realizado exames laboratoriais para identificar qual bactéria causou a cistite, pois ela também ocorre por meio de outros micro-organismos. Logo após o exames é indicado o melhor tratamento, que pode ser através do uso de antibióticos ou de quimioterápicos determinados de acordo com cada caso.

É importante manter alguns hábitos que vão ajudar a diminuir a incidência da cistite – ingerir muito líquido, ir ao banheiro sempre que sentir vontade de urinar, evitar roupas íntimas apertadas, e manter os órgãos genitais limpos sempre que possível.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Estomatite tratamento
Candidiase interfere no ciclo menstrual
O que é Candidíase