Navegolandia » Saúde » Com Quantos Anos pode doar sangue

Com Quantos Anos pode doar sangue

Interessados em doar sangue não precisam mais esperar a maioridade para se tornar um doador. Confira aqui mais informações importantes aos que desejam contribuir com esse importante ato e dar talvez esperança a alguém.

ministério da saúde diminui para 16 anos a idade mínima para doadores de sangue desde que o os responsáveis pelo menor estejam de acordo , pretendendo com isso aumentar a percentagem de doadores no país, que  encontra-se bem  abaixo das medias mundiais chegam até  5% população, outras medidas conjuntas a essas foram lançadas para aumentar o estoque de bolsas de sangue nos hemocentros brasileiros.

Doar sangue é além de tudo um compromisso com a vida do próximo.

Doar sangue é rápido e fácil e não representa risco algum a saúde do doador e a recompensa está em saber que com esse ato alguém em algum lugar será salvo.

Para buscar novos doadores em potencial  o governo promete usar as ferramentas que puder, aumentando principalmente os recursos destinados  a essa área, investindo em centros hemoterápicos  em compra de medicamentos, nos centros de coleta   e tornando também as redes sociais um forte aliado nas campanhas de arrecadação sanguíneas.

É importante estar ciente em que situações a pessoa não esta apto a doar, por exemplo os casos a seguir: indivíduos com peso inferior a cinquenta quilos , hipertensos, anêmicos, diabéticos, que tem ou já tenha desenvolvido câncer,  lactantes no primeiro ano de vida do bebê , gravidas, aidéticos  entre outros casos. Para mais informações visite o site do Ministério da saúde.

Se você quer doar é bom prestar atenção em alguns descuidos que podem impossibilitar o processo de doação, evite levar crianças com idade inferior a 12 anos para o hemocentro sem um outro adulto para responsabilizar-se pelos cuidados do mesmo, se isso acontecer a doação não ocorrerá.

O ministério da saúde repudia qualquer forma de preconceitos sendo eles de gênero  raça, classe social,  ou opção sexual. Todos dos 16 aos 68 anos que não apresentem os casos de desqualificação citados anteriormente podem doar sangue. É importante salientar que a doação sanguínea não pode ser remunerada a sua recompensa é saber que o seu ato pode salvar a vida de outra pessoa.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Nome científico do morcego
O que é Hemoglobina no Exame de Sangue
Com Quantos Anos pode doar sangue