Navegolandia » Saúde » Combinação de frutas pode ajudar no funcionamento do organismo

Combinação de frutas pode ajudar no funcionamento do organismo

A banana é uma das frutas que precisam ser consumidas semanalmente, porque é fonte de potássio, mineral capaz de garantir o bom funcionamento dos músculos, além de ter uma quantidade considerável de fibras que vão ajudar no funcionamento intestinal.

Todos sabem que as frutas são alimentos ricos em vitaminas e nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de hidratarem o corpo, fornecem minerais importantíssimos, também são ricas em fibras, elemento fundamental para a regularização da flora intestinal.

frutas

As frutas são alimentos ricos em vitaminas e nutrientes

As frutas oferecem um grande contribuição de fibras solúveis que auxiliam na saciedade e equilíbrio da absorção de gordura e açúcar, o que acarreta na prevenção do colesterol elevado e da glicose no sangue. Já as fibras não solúveis têm a função de alimentar a flora intestinal e ao mesmo tempo colaborar para a formação de fezes.

Dentre as variedades de frutas e seus efeitos benéficos, vale citar algumas que são indispensáveis de serem incluídas no cardápio semanal:

  • Açaí – rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, minerais como ferro, fósforo, cálcio e potássio. além de ser um excelente repositor energético, por seu elevado valor calórico, beneficia o trânsito intestinal, por causa do aporte de fibras.
  • Abacate – é rico em vitaminas A e E, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e fósforo , que são antioxidantes, ainda fornece energia, combate o colesterol ruim e dá uma força extra ao sistema digestivo.
  • Maçã – contém 85% de água e 5 g de fibras solúveis e insolúveis, quercitina, fito-nutriente que contribui para reduzir os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares e diversos tipos de câncer.
  • Banana – é fonte de potássio, mineral capaz de garantir o bom funcionamento dos músculos, além de uma quantidade considerável de fibras que vão ajudar no funcionamento intestinal.
  • Kiwi – possui clorofila, vitamina C e fibras que melhora a absorção do ferro e ajuda no processo de cicatrização dos tecidos.
  • Laranja – boa fonte de vitamina C, betacaroteno e pectina. Além de regular o funcionamento intestinal, fortalece o sistema imunológico.
  • Caqui – contém elevado teor de água, vitamina C e antioxidantes, rica em licopeno, que combate os radicais livres.
  • Mamão papaia – rico em carotenoides, vitamina C, fibras e a enzima digestiva papaína. Por todas essas propriedades, também é reconhecido por ter ação facilitadora do trânsito intestinal.
  • Frutas vermelhas (amora e morango) – são ricas em flavonoides, substâncias que acumulam propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas, capaz de previnir a formação de tumores, especialmente de esôfago e intestino.

Os sucos naturais também podem ser consumidos sem restrições, pois possuem ação antioxidantes. As frutas com maior propriedade são o damasco seco, a manga, a uva, ameixa, laranja, entre outros.

frutas

O consumo diário de frutas é de 5 porções no total.

Especialista recomendam o consumo diária de até 5 porções de frutas durante o dia, esse número colabora para o bom funcionamento do organismo e auxilia no combate de infecções e entrada de bactérias invasivas. Lembrando que todas as frutas precisam ser lavadas adequadamente antes do consumo, a fim de evitar o contato com agrotóxicos, ou outras sujeiras.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Corrimento com odor forte
A possibilidades de engravidar menstruada
Calcular dia da próxima menstruação