Navegolandia » Novidades » Combustível fóssil

Combustível fóssil

O uso excessivo de combustíveis fósseis acaba denigrindo o meio ambiente, um dos mais graves impactos que a natureza sofre é o derretimento da geleiras provenientes do efeito estufa provocados pela ação humana.

Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, resultado dos compostos de carbono, os mais conhecidos são o gás natural, o carvão mineral e o petróleo. Usualmente utilizados para gerar energia ou movimentar motores de máquinas, esses combustíveis precisam ser queimados de alguma forma para produzir resultados positivos.

combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral não renováveis.

O nome fóssil é dado porque esses tipos de combustíveis foram formados na antiguidade, certamente na época dos dinossauros, portanto a milhões de anos atrás, provenientes do processo de decomposição de animais e de também de plantas. Apesar de serem naturais são combustíveis fósseis não renováveis porque levam milhares de anos para que a natureza os produza novamente.

A demanda mundial necessita de quantidades mais elevadas, mesmo que em numa escala geológica de tempo os combustíveis fósseis tem sua geração mantida a partir da decomposição de matéria orgânica. A queima destes combustíveis acaba surtindo efeitos negativos, como o alto índice de poluição atmosférica, que agrava o aquecimento global, além de outros prejuízos ao meio ambiente.

Definição dos combustíveis fósseis:

  • O gás natural é encontrado em rochas porosas no subsolo da Terra de forma acumulado, isto é se deriva da decomposição de material fóssil orgânico, sendo considerado uma fonte de energia limpa.
  • O petróleo está localizado nos poros das rochas sedimentares que ao se tornarem permeáveis possibilitam a sua vazão, formando reservatórios exploráveis. A partir do refino do petróleo são adquiridos diversos produtos como gasolina, óleo diesel, lubrificantes, solventes, querosene, gás de cozinha e matéria-prima para a fabricação de asfalto e plásticos.
  • O carvão mineral é derivado da decomposição e soterramento de material vegetal, que acabou perdendo água e oxigênio ao longo do tempo ganhando assim quantidades de carbono. É utilizado como fonte geradora de energia, sua combustão emite grandes quantidades de gás carbônico (CO2).
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Panela de pressão elétrica
Recursos naturais renováveis
Significado de sonhar com barata