Navegolandia » Novidades » Como é Fabricado o Chocolate

Como é Fabricado o Chocolate

O chocolate seja ele em pó ou em outro estado de conservação é obtido através de um processo que pode ser caseiro ou industrial de secagem e de moagem das amêndoas do cacau, acesse e veja mais informações.

Fabricação de Chocolate

Cacau, principal matéria-prima do chocolate.

O chocolate seja ele em pó ou em outro estado de conservação é obtido através de um processo que pode ser caseiro ou industrial de secagem e de moagem das amêndoas do cacau.

Sendo que o cacau é uma fruta proveniente da planta denominada como cacaueiro, planta está que é pertencente a família das Esterculiáceas, e é denominada cientificamente como Theobroma cacao.

As regiões com clima quente e húmido são mais propicias para o cultivo do cacau, no entanto no Brasil, especificamente no Estado da Bahia são encontradas grandes plantações de cacau.

O solo ideal para o plantio e para o cultivo do cacaueiro é o argilo-arenoso. Esta planta pode chegar a medir cerca de aproximadamente 6 metros de altura.

O chocolate possui sabor peculiar e é bastante utilizado em diversas receitas, além de também ser consumido sem a junção de outros produtos/ingredientes.

Pesquisadores da Universidade Hospital Colônia afirmam que o chocolate além de saboroso, também pode proporcionar alguns benefícios a saúde, tal como a redução dos níveis da pressão arterial, melhora na oxigenação dos músculos, sensação de bem-estar (pois o mesmo libera no organismo serotonina), retarda o envelhecimento (pois possui antioxidante).

Este processo geralmente pode ser caseiro ou industrial.

Processe de secagem e moagem da amêndoa do cacau.

Ressaltando que para ter todos estes benefícios é recomendado ingerir chocolate amargo. E como qualquer outro tipo de alimento, o chocolate também deve ser consumido em pequenas porções. Veja a seguir um guia com informações básicas de como é realizado o processo de fabricação do chocolate.

Guia do Processo de Fabricação do Chocolate:

  • Após a colheita do cacau, a amêndoa do mesmo é retira e passa por um processo de fermentação, secagem e moagem, este processo geralmente pode ser caseiro ou industrial;
  • Em seguida as amêndoas já moídas são destinadas ás fábricas processadoras de cacau, nas quais as mesmas processadoras darão inicio a um rigoroso processo automatizado de controle de qualidade;
  • Após o processo automatizado de controle de qualidade as amêndoas, é iniciado o processo de arrefecimento, este mesmo processo é bastante rápido, para que dessa maneira seja evitado que a parte interna das amêndoas se queimem;
  • E a partir de então é obtido uma massa, e a mesma geralmente pode ser destinada para a produção de chocolate, ou para a produção de chocolate em pó; E dependendo do destino de produção da massa, a mesma passará por outros processos, tal como o de passagem pela prensa hidráulica.
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Vestido de inverno 2013
Receita petit gateau caneca micro-ondas
Petit Gateau Receita Microondas