Navegolandia » Novidades » Como é feito a chave de fenda

Como é feito a chave de fenda

A chave de fenda é uma ferramenta usada para afrouxar ou apertar parafusos em alguma superfície. Mas você sabe como é o processo de fabricação dessa ferramenta? Se não, acompanhe este artigo e fique por dentro de suas particularidades.

Uma das ferramentas mais utilizadas em processos de construção ou consertos é a chave de fenda. Essa ferramenta tem como função principal apertar ou folgar parafusos em alguma superfície. Mas apesar de ser bastante utilizada, poucas pessoas conhecem o processo de fabricação.  E pensando nisso  mostraremos a você o processo de fabricação dessa ferramenta tão importante.

fabricação da chave de fenda

Chave de fenda

1) O primeiro passo é a moldagem do aço. Uma barra de ferro é inserida na máquina de moldagem, em seguida ela corta essa barra em segmentos chamados lingotes. Cada lingote se tornará uma chave.

2) Um por um, a máquina separa e paga os lingotes para leva-los ao aquecedor. O lingote passa por uma temperatura superior a mil graus Celsius. Depois que a barra estiver aquecida e maleável, ela é levada para uma prensa de forja que dará o primeiro formato a chave.

3) Após a moldagem, a chave passa por uma lixa de desbaste que dará o formato a chave. A chave já em seu formato de fenda é levada a outra máquina onde passará pelo processo de polimento.

4) Algumas empresas levam a chave para uma prensa onde ela é marcada com suas informações. A ferramenta também passa por um outro processo de lixamento para corrigir detalhes, só então é levada a um forno onde irá aquecer novamente em 3 temperaturas diferentes.

5) Já finalizando o processo de polimento de soluções químicas e em geral uso de cerâmica para polir durante aproximadamente 8 horas, até que esteja com o polimento e brilho adequado.

6) As chaves também podem ser mergulhadas em uma solução de níquel, a composição ajuda a ferramenta ficar mais resistente, principalmente a corrosão e ferrugem.

7) Depois de um último banho, agora de água, a ferramenta é em encaixada por outra maquina em sua base, geralmente feita de plástico para dar a empunhadura que a ferramenta necessita, essa base também é moldada por outra máquina e o encaixe é reforçado com madeira para que ela não solte.

8) Depois de uma última lavada, a chave está pronta para ser embalada e enviada ao mercado. a

Observação: A fabricação da chave de fenda pode levar aproximadamente 10 horas.

As chaves podem ter diferentes formatos e tamanhos. Para cada formato e tamanho há uma máquina diferente que irá molda-lo. O mesmo vale para o cabo plástico, que pode receber um furo ou não, ou até mesmo ser feito de outros materiais como resina. Lembre-se, antes de qualquer compra de material, é importante verificar se o produto tem os selos de aprovação do INMETRO.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como é feito o vidro
Receita petit gateau caneca micro-ondas
Como é feito a chave de fenda