Navegolandia » Novidades » Como é feito o vidro

Como é feito o vidro

O vidro é constituído por produtos inorgânicos, tais como, areia sílica, barrilha, calcário, dolomita, feldspato, sulfato de sódio e caco de vidro. Através de um processo de fundição em alta temperatura.

Vidro Temperado – Possui uma maior resistência, muito utilizado para decorações, portas, janelas e boxes de banheiro.

São existentes diversos tipos de vidros.

O vidro é caracterizado por ser uma passagem de uma substância sólida transformada em líquida. Essa transformação é feita de produtos inorgânicos, tais como, areia sílica, barrilha, calcário, dolomita, feldspato, sulfato de sódio e caco de vidro. A fabricação do vidro, vária conforme cada modelo, normalmente a fabricação é feita em um forno de temperatura extremamente elevada. Todo o  material mencionado,  deve permanecer no forno até ocorrer uma fundição, onde logo depois , com um canudo de ferro a peça e retirada rapidamente, e dada uma forma circular. Dada a circunferência circular, o material é colocado em um molde que está expressamente fervescente.

Depois de colocado em alta temperatura, é necessário utilizar uma técnica de assopro no material, feito por um canudo de ferro. Assim a bola aumentará de volume até preencher todo o espaço presente no molde. Em seguida o material é levado para um departamento de corte, onde é dado a forma com um instrumento especializado, e então podendo ser comercializado. São existentes diversos tipos de vidros, que são destinados à várias aplicações, acompanhe logo abaixo suas especificações:

  • Vidros domésticos: Utilizados para copos, tigelas, travessas, pratos e outros demais produtos em vidro destinado para uso doméstico.
  • Vidro para embalagens: Constituído para garrafas, potes, frascos e outros vasilhames e outros produtos constituídos em cores branca, âmbar e verde.
  • Vidro Temperado – Possui uma maior resistência, muito utilizado para decorações, portas, janelas e boxes de banheiro.
  • Vidro plano: caracterizado por atender diversos tipos de necessidade.
  • Vidros para utilização técnica – Esse vidro possuí características extremamente fina, muito utilizada para lâmpadas de energia, tubos de TV, vidros de laboratório, para garrafas térmicas, para óculos e ampolas de produtos químicos e medicamentos.

Curiosidades!!

→ O vidro foi descoberto por artesões, mais a primeira indústria foi constituída em Portugal.
→ Para os vidros ficarem coloridos são utilizados materiais como, (carvão, sulfato, hematita) para produzir o  verde (cromo) para o azul (cobalto, cobre) e o rubi (ferro, cobre).
→ O vidro é 100% reciclável, entretanto, todos os recipientes de vidro, mesmo os quebrados, podem ser transformados em novos produtos.
→ Também subsiste vidros que são feitos de açúcar. Esses vidros não possuem nenhuma resistência e são extremamente frágeis, mais são muito utilizados para a produção de cinema e televisão, nas cenas em que objetos constituídos em vidro são quebrados em atores e atrizes.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Dicas de moda para cabelos curtos
Promoção P&G Faustão
O que não pode faltar em casa