Navegolandia » Novidades » Como é preparado o bacalhau

Como é preparado o bacalhau

O bacalhau é muito apreciado por portugueses, mas no Brasil, muitas pessoas costumam fazê-lo na véspera e também no domingo de Páscoa, outros já preferem preparar uma receita com o peixe no fim de ano. Veja a receita completa .

O bacalhau é um tipo de peixe bastante salgado e seco, mas apesar disso é também muito nutritivo, rico em minerais e vitaminas. O peixe foi introduzido na alimentação com mais evidência pelos portugueses a centenas de anos, devido a grande prática que mantinham com a pesca.

peça de bacalhau

O valor nutritivo de 1kg de bacalhau equivale a 3,2 Kg de peixe.

O peixe é totalmente natural e saudável, por isso é muito consumido e seu preparo varia de acordo com a receita, que aliás são inúmeras, como empadão de bacalhau, lasanha de bacalhau, bacalhau com batatas e etc., seja assado, grelhado ou ensopado sempre é uma refeição apreciada.

Para preparar o bacalhau para qualquer receita é necessário dessalgá-lo da maneira adequada para que não perca seu sabor e não fique com grandes quantidades de sal. A dica é colocar o bacalhau num recipiente com água gelada e reservar na geladeira, durante o dia, é preciso trocar a água do recipiente por três vezes, se preferir adicione pedras de gelo.

A água gelada e o gelo ajudam a manter intacto o sabor do bacalhau, evitando que o peixe se desfaça, o dessalgue dentro da geladeira garante a qualidade do mesmo, para que não perca antes de ser preparado.

Receita rápida de bacalhau –

Ingredientes:

  • 1 kg batatas
  • 4 dentes alho
  • 4 pimentão verde
  • 1,5 xícaras azeite de oliva
  • 1 cebolas

Preparo:
Lavar as batatas inteiras, com casca, arrumar em uma assadeira, polvilhar com sal e levar ao forno para assar. Deixe grelhar as postas de bacalhau, até que fiquem mais morenas.
Refogue os dentes de alho picados no azeite até que fiquem dourados. Retire do fogo, e coloque em papel toalha para que a gordura seja absorvida, logo reserve.

bacalhau com batata

Essa receita rende cerca de 6 porções.

Retire o excesso de sal das batatas e as amasse ligeiramente. Disponha o bacalhau em um refratário e distribua as batatas em volta com rodelas de pimentões, regue com azeite e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos. Se preferir cubra com rodelas de cebola e o alho tostado.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Labirintite tratamento
Inflamação na Tireoide
Pálpebra superior inchada