Navegolandia » Novidades » Como emitir o comprovante de votação

Como emitir o comprovante de votação

O comprovante de votação é muito importante e serve para inscrição em diversas instituições, inclusive para investidura em cargo público, portanto é necessário tê-lo em mãos ou a Certidão de Quitação Eleitoral. Veja os demais detalhes.

O comprovante de votação é utilizado em diferentes momentos, seja na inscrição em curso superior, emissão de diploma e até quando for a pessoa for empossar um cargo público. Por isso é importante sempre ter em mãos o documento.

Mesmo sabendo da importância é comum que inúmeras pessoas percam o comprovante, mesmo porque é pequeno pedaço de papel que pode facilmente sumir. Por causa disso, o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza em seu portal oficial, a opção de análise e impressão da Certidão de Quitação Eleitoral.

No entanto, essa certidão serve como comprovante de votação em caso de solicitação citados acima, pois tem a mesma legitimidade. A Certidão de Quitação Eleitoral pode ser solicitada através da Internet, mas somente pode ser acessível se não existirem divergência entre os dados informados e aqueles registrados no Cadastro Eleitoral.

comprovantes de votação em mãos

A Certidão Eleitoral pode ser requerida por meio de terceiros mediante autorização do requerente por escrito, tendo em mãos a cópia do documento de identidade de ambos.

Também não podem haver qualquer restrição no histórico da inscrição como a ausência não justificada. Todos os campos do formulário devem ser preenchidos corretamente, até mesmo a caixa de diálogo do termo de responsabilidade estabelecido para a autorização da emissão e validação da Certidão.

Se por algum motivo, como a irregularidade da situação eleitoral, impossibilitando a emissão da Certidão, o eleitor pode ainda solicitá-la nos postos de atendimento eleitoral e em qualquer cartório, onde terá confirmação de autenticidade.

Para emitir a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet acesse o site – http://www.tse.jus.br/, no sítio também é possível encontrar informações sobre os endereços e telefones dos cartórios eleitorais dos Tribunais Regionais Eleitorais.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como preencher um recibo
Como emitir o comprovante de votação