Navegolandia » Saúde » Como evitar a enxaqueca menstrual

Como evitar a enxaqueca menstrual

Você já ouviu falar da enxaqueca menstrual? Não? Saiba neste artigo porquê ocorre e saiba também como evita-la. Acompanhe!

Enxaqueca menstrual é um mal estar que ocorre antes e depois da menstruação. As características mais comuns da indolência são intolerância a claridade, e náuseas. Sabe-se que boa parte da população sofre desse mal. Entre as mulheres, 7% delas apresentam enxaqueca menstrual.

evitando enxaqueca menstrual

Mulher com enxaqueca menstrual

Porquê ocorre

Quando a mulher estar próximo do ciclo menstrual os hormônios, estrogênio e progesterona, costumam permanecer em alto nível, mas no auge eles caem e nessa oscilação ocorre a enxaqueca menstrual, também conhecida como enxaqueca catamenial.

Como o estrogênio é responsável por controlar os níveis de serotonina, também conhecido como hormônio do bem estar. Quando o nível de estrogênio cai, o nível de serotonina também irá abaixar. A queda brusca provoca o aumento da chamada substância P, essa substância causa a vasodilatação, responsável pelo surgimento da enxaqueca.

Tratamento

O tratamento mais comum nestes casos é tentar controlar os níveis de estrogênio com pílulas anticoncepcionais, mas nem sempre as pilulas podem garantir o efeito desejado. O médico também pode optar por fazer uma prevenção em curto prazo das crises com  terapias,  anti-inflamatórios e outros meios. Também pode ser recomendado tratamentos alternativos como controle na dieta e atividades físicas regulares.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Sinais de trabalho de parto
Como fica uma mulher depois da gravidez
Adenite viral, o que é, sintomas, tratamento