Navegolandia » Novidades » Como evitar a poluição sonora

Como evitar a poluição sonora

É extremamente importante que as pessoas evitem a poluição sonora, pois a mesma, foi considerada como um grande problema pelo Ministério da saúde, pois o acúmulo de som elevado pode promover serias doenças.

A poluição sonora é acarretada por vários motivos.

A poluição sonora é acarretada por vários motivos.

A poluição sonora, é todo efeito que produz um grande volume de som que origina um desconforto auditivo aos indivíduos da sociedade, seja ele acarretado por meio musical, buzinas, alto-falantes, barulhos de construção e industrias e dentre outros barulhos que produzem incômodos.

Deste modo, a poluição sonora vem se desenvolvendo cada vez mais, principalmente em decorrência desses fatores já mencionados.

Esse tipo de poluição, foi considerado um grande problema pelo Ministério da saúde, pois esse acúmulo de som elevado pode promover serias doenças, principalmente em pessoas que permanecem por muito tempo em ambientes com um som superior a 50 decibéis.

Normalmente as doenças mais produzidas são as ligadas ao cérebro, caracterizadas por, insônia, estresse, depressão, perda de memória e de concentração.

Porém são existentes outras doenças corporais, tais como, perda de audição, aumento da pressão arterial, gastrite e úlceras. Entretanto, a única maneira de evitar a poluição sonora, é evitando o surgimento dos barulhos. Acompanhe logo abaixo alguns fatores que ajudam a impedir o surgimento de poluições sonora:

  • → Musicas em volume baixo ou médio
  • → Evitar buzinas no trânsito
  • → Evitar o induzimento do barulho de escapamentos e motores nos veículos de locomoção
  • → Não promover ligar som alto em lugares residenciais e fechados

Recomendações:

  • → Nos casos de barulho originado em decorrência do trabalho, é expressamente necessário o uso do equipamento de proteção de ouvido.
  • → Evitar locais com acúmulos de conversa
  • → Evitar shows em locais fechados

IMPORTANTE!

A Lei do silêncio, rege em desfavor da poluição sonora. Essa lei tem como função controlar os decibéis permitidos na vida em sociedade. Durante os dias da  semana e determinados horários são permitidos uma quantidade exata de som permitido, durante a noite e finais de semana essa quantidade é subtraída, para evitar a pertubação alheia.

Em casos extremos essa lei puni os infratores, principalmente por motivos de, pertubação de sono, festas com som elevado e carros de som promovendo barulhos em ambientes residenciais. Entretanto, em casos de incômodos sociais ( barulhos de vizinhos) é aconselhável primeiramente tentar um diálogo, caso haja insistência, o indivíduo incomodado poderá ligar para guarda municipal que ajudará nos interesses de organização da sociedade.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como conquistar sua melhor amiga
Como registrar empregada doméstica
Como funciona o FIES