Navegolandia » Saúde » Como evitar um câncer de pele

Como evitar um câncer de pele

O câncer de pele comumente é uma doença prevenível, basta que as pessoas se conscientizem e busquem tomar os cuidados necessários para não adquirir o problema, como utilizar sempre o protetor solar ao se expor no sol, veja todas as dicas para sua proteção.

O câncer de pele está entre os tipos de câncer mais comuns de acontecer, e na maioria das pessoas ele surge devido a exposição excessiva ao raios solares no horário em que os mesmos estão mais intensos e emitem maior quantidade de radiação ultravioleta, entre 10h da manhã às 15h.

Além da exposição no sol sem proteção, existem outros fatores de risco que podem surtir o problema de câncer de pele, são causas prováveis mais que aumentam as chances da pessoa desenvolver a doença. A hereditariedade é um fator de risco, uma vez que já ouve casos de câncer em parentes de primeiro grau.

O tipo de pele, no caso a mais clara com quantidade enormes pinta e sardas estatisticamente também estão mais sujeitas ao câncer e as pessoas com imunidade baixa constantemente, as imunossupressores, que por algum motivo já se trataram com medicamentos que diminuíram a resistência do organismo.

protegendo contra o câncer de pele

O câncer da pele pode ser tratado se diagnosticado precocemente, o que ajuda muito na busca pela cura.

Para evitar o aparecimento do câncer, é necessário manter alguns hábitos de proteção da pele – Usar bloqueador solar sempre com fator de proteção de no mínimo 15, reaplicando durante o dia, usar óculos de sol que possam proteger adequadamente pálpebras e olhos.

A boca também deve ser protegida, há no mercado diversas marcas de batom e/ou creme labial com proteção para os lábios. Sempre que possível utilize chapéu ou boné em lugares com muito sol e evitar se expor ao sol no horário de risco.

Quando se notar alguma ferida que não cicatriza sem causa aparente, ou pintas, e sinais de nascença que se alteraram de cor, tamanho ou aspecto, deve procura com urgência um médico dermatologista, principalmente se houver incidência de dor, coceira e sangramento.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Cloaca da Galinha
Quanto tempo demora para o cabelo crescer
Tigre de bengala em extinção