Navegolandia » Educação » Como explicar a pirâmide alimentar

Como explicar a pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar foi criada para auxiliar a boa alimentação das pessoas, ela pode servir de base às dietas. Veja neste artigo como é explicado a pirâmide alimentar.

A pirâmide alimentar é usada de forma clássica para explicar os nutrientes que o ser humano precisa para completar a sua alimentação. Ela incluí tanto alimentos vegetais como os que são a base de carne. Há vários tipos de pirâmides já que vários alimentos podem conter os mesmos nutrientes, mas se baseia sempre na ordem de cereais básicos até os alimentos açucarados e gordurosos.

Nenhum alimento vai conter todos os nutrientes necessários para o organismo de uma pessoa, sempre haverá deficiência em um ou outro alimento, por isso a necessidade de formar uma dieta que cubra estas necessidades. A piramide é formada, geralmente, por 8 grupos alimentícios definidos em alimentos que seguem a mesma linha de nutrientes.

alimentos da piramide alimentar

Modelo de uma pirâmide alimentar
(foto:reprodução)

Grupo 1: É a base da pirâmide alimentar, onde há alimentos que mantém o sustento do corpo todos os dias. Na base da pirâmide encontram-se alimentos ricos em carboidratos responsáveis por gerar energia ao corpo, alimentos como cereais e derivados como Pão, Milho, Massas, etc., fazem parte do grupo.

Grupo 2: No segundo grau da pirâmide temos os alimentos reguladores, ricos em fibras, que são representados pelos vegetais, legumes, hortaliças e verduras.

Grupo 3: Juntamente com com o grupo 2, temos o grupo 3 baseado em frutas naturais. Esses alimentos também regulam o funcionamento do organismo, ricos em vitaminas e outros derivados.

Grupo 4: Nesse degrau temos os alimentos construtores e alguns açucares e gordura. Delineia alimentos ricos em cálcio, zinco e proteína que são representados com o leite, queijo e outros.

Grupo 5: São outros alimentos construtores ricos em proteína, ferro e um pouco de colesterol. Alimentos estes que são representados pelas  carnes e ovos.

Grupo 6: O último grupo de construtores, além dos mesmos nutrientes dos outros grupos de proteínas especificas que ajudam o corpo e colesterol bom, é formando de alimentos como soja, ervilha, feijão, etc.

Grupo 7: Nessa parte da pirâmide temos os alimentos mais pesados e que devem ser consumidos em pouca quantidade. Neste grupo 7 temos alimentos ricos em gordura e colesterol que também é importante para o corpo. Alimentos como o óleo, manteiga, maionese, etc., fazem parte deste grupo.

Grupo 8: O último grupo e o mais calórico da pirâmide, que devem ser consumidos com muita moderação, estão os salgados, doces e balas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Dieta para Definição Muscular Masculina
Como fazer Arroz Natalino
Fontes de vitamina D na alimentação