Navegolandia » Novidades » Como fabricar gaiolas cross 4×4

Como fabricar gaiolas cross 4×4

A criação de uma gaiola 4×4 não é algo simples, é preciso um bom projeto e preparo para construir toda a estrutura. Veja neste artigo como construir uma e fique por dentro de algumas dicas importantes.

O que chamamos de Gaiola Cross 4×4 nada mais é do que um Jeep criado para andar em terrenos acidentados e com uma estrutura de gaiola para proteção do piloto. Esse tipo de veículo é utilizado para andar em dunas e em outros terrenos instáveis , uma gaiola fabricada por um amador não pode ser utilizada em perímetro urbano pois não corresponde a nenhuma avaliação de segurança, portanto esteja ciente quando for construir a sua gaiola.

jeep

Jeep

O primeiro passo para construir  uma gaiola 4×4, é procurar um bom projeto ou criar o seu. Nestes casos você pode pedir ajuda a um engenheiro mecânico pois toda estrutura deve seguir um padrão, tanto por segurança quanto para o funcionamento correto do veículo. Uma dica:  Olhar em fóruns que falam sobre o assunto, aqui vai um exemplo de pessoas compartilhando projetos no fórum do 4×4 Brasil, clique aqui para acessar.

Depois de ter o projeto em mãos você precisará encontrar o material necessário, muitas pessoas optam por comprar peças e até mesmo a lataria de carros quebrados em ferro velhos que podem ser encontrados em qualquer lugar. Preocupe-se em manter o padrão em tudo que é usado para não ter problemas futuros.

Por fim, a parte mais trabalhosa, a criação. Será preciso o uso de muita solda para deixar a estrutura como a do projeto, a parte mais complicada será o encaixe do motor, rodas e freios. Lembre de dar preferência a um motor forte mas pequeno para que o 4×4 possa encarar bem os terrenos acidentados. Ao realizar os testes, alguns reparos terão se serem feitos, mas depois dos ajustes você poderá aproveitar o seu 4×4 sem problemas. É difícil estipular o quanto será gasto no processo, mas podemos imaginar algo em torno de  R$ 10 à 20 mil reais.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Comments are closed.