Navegolandia » Novidades » Como fazer um defumador de carnes com tambor

Como fazer um defumador de carnes com tambor

Produzir carne defumada pode ser algo lucrativo ou também muito útil para quem trabalha na cozinha. Veja neste artigo como fazer um defumador de carne com um tambor.

Defumar a carne é  uma boa opção de renda ou até mesmo pode facilitar nos custos de quem pretende cozinhar com esse tipo de alimento, mas para quem não tem muito acesso a um defumador convencional, um defumador de tambor pode ser feito facilmente em casa e sem muitos gastos. Além de ser barato, também, é bem eficiente pois funciona perfeitamente como um defumador normal, a CPT (Centro de Produções Técnicas) uma empresa especializada em vários cursos  fez um vídeo muito bem explicado sobre como fazer um defumador com tambor.

Os Tambores de 200 litros podem ser encontrados em qualquer loja de agronegócio e variam entre R$ 60,00 e R$ 80,00. Mas facilmente você encontra esses tambores em lixões pois são frequentemente descartados, lembrando que ele deve ser de aço.

Você também pode optar por criar um defumador com outros materiais. Outro bastante usado são geladeiras velhas que ganham um novo uso ao servirem de defumador. O principio básico que você deve seguir para a construção de um defumador são:

  • Conseguir um material resistente o suficiente para resistir ao calor intenso;
  • Deixar um abertura para saída de ar;
  • Manter uma parte superior bem elevada para que não entre em contato com o fogo;
  • Manter uma grela ou outra forma para colocar a carne de maneira que não entre em contato direto com o calor do fogo;
  • Usar uma base de serragem para que o fogo crie apenas fumaça;

Produzindo a carne defumada

Para produzir uma carne defumada o grande segredo também estará no preparo, é preciso usar além do sal normal para temperar a carne, também se utilizar do sal de cura, que pode ser encontrado facilmente, a quantidade do sal deve ser mistura de 4 partes de sal de cura para cada 6 partes de sal de cozinha, sendo que também se pode adicionar outros temperos como a pimenta, a quantidade de sal equivale a 2.5% do peso da carne, é preciso separa o tempero em dois (pois ele é aplicado em dois momentos), deve-se furar a carne e passar o tempero massageando a carne, depois de 24 horas descansando na geladeira, tempere novamente a carne e depois de algumas horas leve-a direto para o defumador.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Comments are closed.