Navegolandia » Educação » Como foi feita a construção de Brasilia

Como foi feita a construção de Brasilia

Brasília foi o grande trunfo de Juscelino Kubitschek na sua corrida desenvolvimentistas e em menos de cinco anos conseguiu edificar toda seu grandioso intento. Com a renda per-capta mais alta do país a cidade é hoje o centro do poder Brasileiro e sua arquitetura impar e admirada em todo o mundo.

O congresso Nacional um dos grandes ícones de Brasilia se não do Brasil.

O Congresso Nacional se localiza na praça dos três poderes em Brasília, juntamente com o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto ambos obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

Juscelino Kubitschek foi o grande idealizador e mentor de Brasília, ao assumir a presidência da republica Juscelino ou JK como também ficou conhecido traçou um plano de metas bastante audacioso que tinha por titulo 50 anos em 5. Dentre seus objetivos estava a criação da nova capital federal no centro-oeste do país e com ela promover maior desenvolvimento da região. Então em 1960 mais precisamente no dia 21 de Abril é inaugurada a Cidade que hoje  abriga o  centro do poder brasileiro.

Alem de JK cabe se destacar alguns nomes cruciais para a consolidação do projeto da cidade mais bem planejada do país . Lúcio Costa ganhou através de concurso publico e se tornou o urbanista da cidade, foi ele o criador do plano piloto que no inicio tinha a forma de uma cruz, no entanto devido a topografia do planalto central ouve-se a necessidade de adaptações que culminaram no formato próximo a um avião.

 O arquiteto Oscar Niemeyer foi o projetista das construções publicas  brasilienses e é ele quem recebeu o maior credito pela a aparência singular da cidade candanga. E por ultimo, mas não menos importante os candangos, povos vindos de todas as partes do território nacional todos movidos pelo desejo de mudança social premissas da nova capital , foram eles que literalmente colocaram a mão na massa e edificaram o sonho de Juscelino.

Brasília obedeceu rigorosamente os as metas de JK tanto que em pouco mais de quatro anos do inicio das obras já estava sendo concluída, tornando o principal expoente da política desenvolvimentista do governo. Apesar de todos os acertos, Brasília também possui suas mazelas, a cidade foi planejada a prior para um certo contingente populacional , mas na prática a migração para o local foi maior que a esperada o que resulto na formação quase que acidental das cidades satélites em seus arredores, essas cidades contrastam com o alto padrão de vida do plano e possui taxas de desigualdade e pobreza.

A importância de se transplantar o núcleo do governo não se deu apenas no âmbito de desenvolvimento do coração do Brasil, a antiga capital Rio de Janeiro além de desestruturada para tal função, sofria com o seu mal posicionamento  o a espulha a ataques de nações rivais e a nova capital no meio do país solucionava esse problema.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Casas de material reciclável
Como tirar bolor das paredes de madeira
Produtos que podem ser reciclados