Navegolandia » Saúde » Como funciona o desenvolvimento de doenças mentais

Como funciona o desenvolvimento de doenças mentais

Os transtornos mentais estão presentes em um grande número de pessoas, ainda é difícil explicar como eles ocorrem, mas conheça algumas particularidades de suas classificações e os estudos que estão sendo desenvolvidos a seu respeito.

Até hoje há uma grande controvérsia nos estudos das doenças mentais. É muito difícil explicar quais são os reais motivos que levam aos seus transtornos, já que existem muitas especificidades entre os casos. Entretanto, estudos recentes começaram a classificá-los em escalas superiores.

Em 2010, um projeto americano convocou 100 mil crianças a serem acompanhadas até a sua vida adulta, na tentativa de classificar melhor os pormenores dessas doenças, com o tempo respostas interessantes podem surgir.

Desenvolvimento de doenças mentais.

Doenças mentais (Foto: Reprodução)

Classificações

Atualmente o modelo mais usado na classificação dos transtornos mentais é o bio-psico-social, que determina os transtornos em três fatores:

» Fatores biológicos: São fatores como a predisposição genética, a mutação de genes que determinam o desenvolvimento, o metabolismo e o funcionamento incorreto do organismo.

» Fatores psicológicos: São fatores que envolvem os medos, as reações emocionais, expectativas, preferências, interpretações, percepções, processos cognitivos, entre outros.

» Fatores socioculturais: Esses fatores incluem a influência da família, amigos, a sociedade e o meio cultural, modelos sociais, etc.

Além da classificação dos fatores da doença, também temos as classificações da forma como se dão os transtornos, atualmente são usados três termos para classificar os pacientes:

» Comorbididade: Classifica uma pessoa que pode ter ao mesmo tempo diversos transtornos.

» Multiaxialidade: Classifica uma pessoa que tem transtornos em diferentes eixos, cada qual se referindo a um aspecto diferente.

» Diagnostico operacional: Classificação de acordo com diagnósticos de sinais e sintomas apresentados por um certo período de tempo ou não, essa classificação evita a teoria e se baseia no empirismo.

Desenvolvimento

Como já foi dito, não existe um estudo aprofundado sobre o desenvolvimento desses transtornos, devido a isso é difícil compreender a forma como ele se dá. Cada organismo reage de maneira diferente, com estudos mais abrangentes espera-se chegar mais próximo de uma resposta.

Existem varias sub-classificações entre os fatores, as doenças também podem ocorrer em diversos graus, dificultando a explicação do desenvolvimento delas. Para saber mais, é recomendada a consulta a um psiquiatra.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Dislexia tratamento
Comportamento das calopsitas
Como funciona o desenvolvimento de doenças mentais