Navegolandia » Novidades » Como ler um hidrômetro de água

Como ler um hidrômetro de água

Ler um hidrômetro é uma das melhores formas de verificar se há vazamentos ou desperdício de água. No decorrer desta matéria ensinaremos você a fazer cálculo dos valores que há no hidrometro em sua residência ou comércio. Confira!

O hidrômetro é um aparelho semelhante a um relógio ou a um conta-giro do um carro, a diferença e que ele só gira quando a água passa por ele, ou seja, quando ela está sendo usada. O hidrômetro deve estar sempre lacrado para que não sofra alterações de forma alguma. Também é importante sempre olhar os valores registrados pelo aparelho para saber se há algum vazamento.

como ler hidrometro

Hidrômetro
(Foto: Reprodução)
Disponível em: http://www.econologic.com.br/

Como ler

O hidrômetro mede o valor da água consumida em metros cúbicos, o medidor mostra quatro números pretos e dois vermelhos. Concentre-se nos números pretos, pois eles que vão mostrar o valor de metros cúbicos de água consumida. Vamos supor que no dia 5 seu medidor esteja marcando 0003 (em preto) e 06 (em vermelho) e no dia 15 o medidor tenha marcado 0010 (em preto) e 01 (em vermelho). Para fazer o cálculo ignore os números em vermelho e veja a diferença no preto, pois no total foram gastos 7 m³ de água, um metro cúbico de água equivale a mil litros de água.

O hidrômetro deve ser instalado apenas pelo órgão sanitário de sua região, todos devem permanecer lacrados e deixados em espaço aberto para facilitar  o serviço de agentes sanitários. Evite que criança ou outras pessoas mexam no hidrometro, pois qualquer alteração pode ser prejudicial a você consumidor.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como Servir Vinho do Porto
O que faz um vereador
Carros novos preços