Navegolandia » Novidades » Como montar os acordes no violão

Como montar os acordes no violão

Para tocar violão é preciso compreender um pouco da teoria musical e se você tem dificuldade, não precisa se preocupar, nós iremos te ajudar mostrando como são montados os acordes e executa-los no seu violão.

Para tocar violão com qualidade é preciso entender um pouco sobre teoria musical, para isso precisamos saber como são formados os acordes e como se origina o som. O violão, assim como qualquer instrumento, possui setes notas básicas da música conhecidas como DÓ, RÉ, MI FÁ, SOL, LÁ e SI. As notas estarão presentes em todas as músicas e a combinação de acordes é o que dá harmina  na música.

formando acordes no violão

Mapa de notas do violão
(Foto: Reprodução)

Como mostra a imagem acima, cada corda do violão representa uma nota a medida em que a corda é pressionada.  Avançando as casas, essas notas mudam entre a sequência de notas que já abordamos. Existem as chamadas notas sustenidas, são meio tons que se encontram entre as notas. Estas notas de meio tom presente nas escalas do violão, são representados pelo simbolo “#“. Portanto seguimos uma sequência que fica com DÓ, DÓ#, RÉ, RÉ#, MI, FÁ, FÁ#, SOL, SOL#, LÁ, LÁ#, SI. Lembrando que as notas MI e SI não tem sustenidos pois os seus sons são muito próximos das notas seguintes, basta lembrar que notas terminadas em I não tem sustenido.

A imagem acima também mostra o nome simbólico das notas feitas em tablatura. Cada nota é representada por uma letra, assim para facilitar podemos definir como:

  • DÓ = C
  • RÉ = D
  • MI = E
  • FÁ = F
  • SOL = G
  • LÁ = A
  • SI = B

Todo acorde é formado por um sistema que chamamos de tríade ou seja, uma formação baseada em três notas diferentes. Em acordes maiores usaremos sempre a tríade formada por 5 semi-tons da nota tônica. Essa nota tônica é a nota base que você pretende encontrar, portanto um acorde de C, por exemplo, será  formado por C, MI e SOL. Seguindo a sequência de notas que já abordamos, devemos deixar todas as cordas do violão nessas três notas até chegar a nota tônica, assim pressionamos os dedos nas cordas do violão para adequar cada nota da tríade.

como formar acordes

Acordes violão
(Foto: Reprodução)

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Grupos de pagodes antigos
Como consultar os pontos no nota legal
Como montar os acordes no violão