Navegolandia » Novidades » Como preparar um cupim na churrasqueira

Como preparar um cupim na churrasqueira

Fazer cupim no churrasco é muito simples, no entanto é necessário seguir alguns passos, para que a carne fique macia e assada corretamente sem que perder todo o seu sabor.

A carne de cupim é muito requisitada em qualquer churrasco. Essa peça na verdade é uma parte do dorso do boi, ou parte superior das costas. Contém muita gordura, mas a mesma não fica separada como de outras peças, um exemplo é a picanha, no cupim a gordura fica entre a carne.

cupim assado

Carne de cupim assada na brasa.

Por causa dessa característica, a carne de cupim é muito saborosa e macia. Mas demora bastante para ficar pronta. Apesar disso, seu preparo é muito simples. Para fazê-la em churrasqueira ou no forno, será necessário temperar com antecedência. A porção dos temperos deve ser de acordo com o tamanho da peça, ou seja, a quantidade de kg.

Primeiramente separe a peça do tamanho de escolha e verifique se possui os seguintes ingredientes:

  • alho
  • cebola
  • vinho de mesa
  • suco da fruta laranja
  • sal grosso
  • papel celofane (para alimentos)

Preparo:
Coloque o cupim em um recipiente e com o uso de uma faca grande perfure toda a peça. Em seguida despeje sobre a carne o vinho, e logo o suco de laranja, dos dois lados. Isso ajudará para que a carne fique ainda mais macia.

peça de cupim

A carne fica mais macia quando antes de se colocar os temperos ela é perfurada.

Passe em toda a peça o alho macerado, mas cuidado para não exagerar, pois pode sobressair no sabor. Da mesma forma faça com a cebola bem picadinha. Por fim espalhe o sal grosso.

Deixe a carne marinando por no mínimo 2 horas antes de ir para churrasqueira. O ideal é deixá-la no tempero de um dia para o outro. Depois desse processo, pegue a peça para prepará-la colocar na churrasqueira.

cupim no celofane

O papel celofane serve para que a carne cozinhe melhor antes de assar.

Em uma base insira um espeto em formato “v” no meio da peça, deixando-a também no centro do espeto. Retire tiras do papel celofane, enrole e reserve. Pegue a peça e enrole cerca de 6 vezes no papel celofane. Como em formato de bala, aperte as pontas do celofane, utilizando as tiras para amarrá-las. É importante não prender muito a carne para que não haja muita pressão quando estiver cozinhando.

churrasco de cupim

Depois de assado, o cupim deve ser cortado na posição diagonal.

Certifique-se de acionar a churrasqueira 40 minutos antes de colocar a carne. A disponha cerca de 50cm de distância do braseiro. Dependendo da churrasqueira, deixe o cupim assando por aproximadamente 1 hora de cada lado. Depois é só retirar o papel celofane e leva o cupim para que doure mais um pouco e já estará pronto para ser saboreado.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como Preparar o Peixe bonito
Como preparar shimeji
Como acabar com mau hálito receita caseira

Gostaria de Opinar ?