Navegolandia » Novidades » Como preparar uma pregação

Como preparar uma pregação

A pregação se iguala a palestra de um determinado tema, a diferença está nas palavras utilizadas, local e principalmente o objetivo, que é o ensinamento da palavra Bíblica e sua aplicação no dia-a-dia dos religiosos.

De acordo com a Teologia Cristã, a Homilética tem como definição o ato de realizar pregação ou mesmo o estudo da pregação, ou seja, a ciência e arte da preparação e entrega do sermão. Para que seja realizada uma pregação, o orador precisa seguir um conjunto de regras de conduta, para que o tema seja entendido conforme o objetivo inicial.

Em regra geral, a pessoa que faz a pregação estará informando aos ouvintes sobre a palavra de Deus, ou seja, a palavra contida na Bíblia que diz respeito a diferentes conceitos, entre eles a convivência com o próximo, comportamento, e inúmeras outras questões. Por causa do tipo de assunto a ser tratado, é importante ressaltar que para realizar uma pregação, o orador deve seguir alguns hábitos.

Os principais hábitos estão relacionados a vida religiosa, como fazer oração regularmente, manter estudo assíduo do livra da Bíblia, através de leitura e análise da linguagem utilizada nela. Além disso, também precisa pautar sobre diversos conhecimentos gerais, para que a pregação tenha sentido e caminhe paralelamente com os assuntos cotidianos.

realizando uma pregação

A pregação precisa ter um objetivo definido, assim fica mais condizente com a palavra declamada.

Para iniciar uma pregação é necessário escolher um determinado tema, isto é, a passagem bíblica base para o sermão. O título do sermão representará de forma abrangente o que deverá ser pregado ao público da forma possível mais resumida.

A partir do tema, elabora-se uma breve introdução feita com antecedência para que precise ser retocada no momento da pregação, nela será enfatizado um pouco do corpo do sermão, se for bem declamada provocará no público grande expectativa e o interesse maior em se atentar ao restante da pregação.

Em seguida dá-se o desenvolvimento do corpo principal do sermão, que deverá ser muito bem preparado para ser declarado com firmeza e segurança, pois as pessoas que se encontram a ouvir a pregação precisam sentir certeza e verdade nas palavras que ouvem. A linguagem deve ser apropriada, sucinta e clara, para que todos compreendam e a mensagem.

Ao final da pregação o dirigente faz uma recapitulação do sermão, dando destaque aos pontos mais importantes. Finalmente, cria um apelo aos ouvintes, um tipo de chamada à consciência, para os mesmos tomem decisões positivas e pessoais, logicamente em favor dos ensinamentos adquirido, através da obediência e comprometimento.

O pregador poderá utilizar de recursos audiovisuais, slides, vídeos, fotografias, cartazes, e etc., como ferramenta de exposição do tema do sermão. Os meios didáticos sempre causam resultados positivos se forem utilizados corretamente, no entanto essa forma de pregar fica a critério de cada pregador, ou mesmo de sua determinação religiosa.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Cancelamento de CPF por roubo
Como preparar uma pregação
Prováveis temas para redação do Enem 2013