Navegolandia » Novidades » Como regular marcha de bicicleta

Como regular marcha de bicicleta

A bicicleta é composta de diferentes itens que juntos fazem de todo o aparato um veículo funcional, mas que funcione corretamente por mais tempo é necessário realizar periodicamente a manutenção de cada parte que o compõe, como a regulagem das marchas.

ajustando a marcha da bike

Dica: Evitar a troca de marcha quando fizer muita força nas subidas, pois isso acaba atrasando a mudança, além de prejudicar a funcionalidade das mesmas. O recomendável é pedalar mais lentamente ou em pé.

Quem possui bicicleta ás vezes acaba tendo alguns problemas com a mesma, isso pode vir acontecer pela falta de manutenção do veículo, mesmo porque todo e qualquer meio de locomoção precisa ser ajustado no período necessário para seja mantido o bom funcionamento do mesmo.

Geralmente quando a bicicleta começa à dar problemas dá sinais visíveis de imperfeições, como barulhos, travamento das rodas, corrente caída entre outros aspectos. Alguns problemas somente podem ser reparados em oficinas especializadas em trabalhar com bicicletas, porém há outros que se pode resolver em casa mesmo.

As marchas por exemplo, são partes importantes da bike e precisa ser ajustada para melhor rodagem das rodas, principalmente para a pedalada. Para realizar a regulagem prática e eficiente segue o passo-a passo:

1 – Pendurar a bike para ficar mais fácil manusear seus componentes. Logo é necessário checar se há folgas nas marchas traseiras e dianteiras o que causaria dificuldade na precisão da troca de marchas.

2 – Se as roldanas do câmbio traseiro estiverem gastas é preciso substituí-las; Os dois parafusos existentes em ambos os lados, tem a função de limitar a ação do câmbio, seja para baixo ou para cima, por tanto devem fixos.

3 – Ajustado finamente para cima, na parte que o cabo se insere, o pinhão maior faz com que a corrente não caia entre os raios e a catraca. E assim verifica-se corretamente todas as trocas de marchas.

4 – Ajustado para baixo, a corrente na coroa menor deve ser deixada que a mesma desça até o pinhão menor, verificando por trás se o alinhamento do câmbio está bem encaixado, o parafuso precisa ser apertado para que a corrente não caia entre o pinhão e a gancheira.

5 – O tamanho da corrente da coroa maior e no pinhão menor o parafuso inferior e superior, precisam ser mantidos de forma alinhada, de preferência em uma reta perpendicular ou solo.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Material usado em maquetes
Como regular marcha de bicicleta
Quanto custa uma caneta bico de pena