Navegolandia » Mundo Feminino » Como se preparar para engravidar

Como se preparar para engravidar

Se preparar para a gravidez é muito importante pois ajuda a identificar possíveis problemas que podem prejudicar a gestação, além disso, auxilia psicologicamente e fisicamente o organismo da mulher para desenvolver de forma saudável o óvulo fecundado.

A gravidez é um estágio bastante importante na vida de uma mulher e por ter essa característica considerável, o desejo de gerar um bebê precisa ser muito bem pensado, além disso é necessário se ter um planejamento para que a criança tenha a possibilidade de se desenvolver corretamente durante os 9 meses e também por toda a sua vida.

O número de gestações que acontecem sem planejamento é enorme, mesmo porque envolve uma série de questões, sejam familiares, econômicas, psicológicas, educacionais e etc. Mas, nos casos em existem condições de se programar uma gravidez, a mulher juntamente com seu companheiro devem relacionar alguns quesitos que colaborarão muito para uma gestação saudável.

gestante

As probabilidades de engravidar são apenas de 20% por mês, do total de 75% dos casais.

Primeiramente é recomendável procurar um médico especialista que dará todas as dicas importantes para se ter uma gravidez normal e tranquila. Serão recomendados a realização de alguns exames laboratoriais que possam indicar a presença de possíveis problemas de saúde que por ventura possam impedir a concepção ou mesmo a má formação do feto. Entre os principais indicativos estão os exames de sorologia para toxoplasmose, rubéola, glicemia, ultrassom e papanicolau que dão o diagnóstico sobre a condição física dos órgãos reprodutivos femininos.

O exame de hemograma completo ajuda a verificar se presença de infecções, anemias, inflamações e também a sorologia para sífilis, hepatites e o HIV, além de determinar a tipagem sanguínea do casal. Este último item é muito importante, pois a partir dele é possível que o médico analise se existe a possibilidade de ocorrer algum dano na gestação por causa da combinação sanguínea dos pais.

Além dos exames clínicos, a mulher precisa rever alguns hábitos de saúde:

  • alimentação adequada – o cardápio deve ser baseado em alimentos como os integrais, cereais, oleaginosas, legumes, frutas, verduras, laticínios e carnes magras, tudo em quantidade ideais. O uso de vitaminas pré-natais e ácido fólico diariamente ajudam muito o organismo e devem ser prescritas devidamente pelo médico especialista;
GESTANTE

Atividades aeróbicas como a natação, caminha e bicicleta, melhoram o sistema cardiovascular e diminuem o risco de males como o diabetes.

  • exercícios específicos – a mulher precisa entrar na gravidez com o peso ideal, pois a medida em que o tempo passa, a tendência é de acumular maior quantidade de gordura, ou seja, fora do padrão só aumenta o risco de desenvolver hipertensão, diabetes e problemas de varizes;
  • abandono do tabaco e do álcool – as substâncias de ambos se acumulam na gordura corporal, como a eliminação é demorada, acaba influenciando no desenvolvimento do bebê, que pode ter o nascimento prematuro, ou mesmo ter baixo no peso, além de provocar uma série de danos respiratórios como a asma, isso no caso do tabaco. Já o álcool provoca dificuldades de aprendizagem na criança e gera graves defeitos genéticos.
PREPARANDO PARA ENGRAVIDAR

Ansiedade, apreensão, dúvidas e alta sensibilidade são algumas das mudanças psicológicas que a mulher sofre quando está gestante.

Como a gestação implica na mudança de diferentes hormônios e que os mesmos atuam com maior intensidade no organismo feminino, toda a sua estrutura física e mental é abalada, portanto é preciso acima de tudo ter vontade plena de ser mãe, pois as emoções oscilarão frequentemente, se não for bem administradas podem causar prejuízos a saúde do bebê e também da futura mamãe.
O lado psicológico deve ser bem trabalhado, mas não é algo tão difícil de lidar, mesmo porque a gravidez é uma fase linda em que se tem a chance de poder gerar e dar à luz a um novo ser humano.
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

No Brasil gravidez na adolescência
Intervalo da pílula engravida
Sonhar com Pessoa Conhecida Gravida