Navegolandia » Novidades » Como ter o número do PIS

Como ter o número do PIS

O trabalhador tem diversos direitos estipulados por lei e um destes direitos é o recebimento do PIS. Para saber como ter o número do PIS cadastrado leia esta matéria e fique por dentro do assunto.

O número do PIS (Programa de Integração Social) é emitido automaticamente quando o trabalhador se faz registrado e recebe a sua carteira de trabalho, mas também pode constar no cartão cidadão e em todo contrato de trabalho. O trabalhador deve ser inscrito com o PIS e com esse número o trabalhador vai ter acesso aos seus diversos benefícios do trabalho.

como consultar o PIS

Número do PIS
(Foto: Reprodução)

Como encontrar o número do PIS

O número do PIS deve  ser emitido na primeira ou na ultima página de sua carteira de trabalho. Caso não encontre, o trabalhador deve procurar a secretaria de trabalho em sua cidade e informar o problema. Você também pode procurar pelo número do seu PIS através do site Dataprev que contém diversos dados da Previdência Social e também atua como Banco de Dados Sociais do Brasil.

Quem tem direito ao PIS

Todo trabalhador tem o direito ao PIS que está classificado nas seguintes condições tem direito ao PIS.

  • Está cadastrado no PIS/PASEP a pelo menos 5 anos.
  • Ter recebido pelo menos 2 salários mínimos mensais no ano-base considerado para a atribuição.
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base para o empregador contribuinte do PIS/PASEP
  • Tenha sido informado corretamente da RAIZ do ano-base considerado.

Acontece de muitas vezes o trabalhador até receber o abono salarial na conta da Caixa, mas por falta de conhecimento acaba não recebendo esse dinheiro e o trabalhador acaba perdendo o direito do abono, por isso é importante o trabalhador está ciente de seus direitos.

Como cadastrar

O empregador deve cadastrar o trabalhador na agencia da Caixa por meio do formulário DCN – Documento de Cadastramento do NIS e depois receber o cartão contendo o número da inscrição, esse número permitirá o trabalhador consultar os seus benefícios e a fazer o saque dos mesmos.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Melão amarelo Benefícios
Garrafas Pet Passo a Passo
Contra cheque RJ