Navegolandia » Novidades » Como ter segurança para falar em público

Como ter segurança para falar em público

Encarar uma grande platéia ou até mesmo um pequeno público pode ser desafio para muitas pessoas. Neste artigo denotaremos algumas dicas para que você tenha segurança para falar em público.

Ter medo ou insegurança de falar em público é algo comum em muitas pessoas que não conseguem se expressar, estando diante de um pequeno grupo ou até mesmo em um local com grande número de pessoas reunidas.  Muitas vezes o individuo se sente retraído, tímido, podendo apresentar até mesmo crises por causa da circunstância. Mas você sabia que há várias formas de lhe dar com isso? No decorrer da matéria denotaremos diversas técnicas para que você possa se expressar bem diante de uma multidão ou até mesmo em um pequeno grupo.

Treinando

Uma das formas mais simples e mais eficiente, se você tem um discurso ou uma ideia do que dizer, vá à frente do espelho e treine até se sentir seguro com o discurso. Você também pode chamar amigos ou familiares para te escutarem e te auxiliarem. Lembre-se de sempre treinar em voz alta, é importante ter consistência no que você diz e isso vai desde os gestos até o tom de voz. Portanto, mesmo que esteja lendo, tente falar um pouco mais alto e com voz firme.

Memória

Algo comum, que atinge muitas pessoas que não possuem segurança no momento de falar em público é esquecer o que ia dizer ou algum ponto importante do discurso. Nestes casos você pode optar por fazer uma pequena cola escrita ou até mesmo pular o discurso para outra parte da qual se lembra, eventualmente se lembrará da parte que deixou para trás devido o esquecimento e poderá falar em seguida. É comum também oradores usarem terem slides como auxiliadores para apresentar seu tema.

Encarando a platéia

Encarar a plateia é o maior desafio aqui, muitos cantores por exemplo costumam até fechar os olhos as vezes para facilitar a sua atuação. A verdade é que encarar o público é uma coisa boa e também uma forma de quebrar a rigidez do clima. Uma boa dica é respirar fundo, estar seguro de si, pois a respiração ofegante denota insegurança. Tente transmitir sua segurança ao público.

ter segurança para falar em público

Segurança para falar em público

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Vinhos para Presente
Tendencia cabelo inverno 2013
Como superar o medo de altura