Navegolandia » Mundo Masculino » Como tratar a varicocele

Como tratar a varicocele

A varicocele é totalmente tratável se o paciente for diagnosticado inicialmente e seguir o tratamento adequado de forma correta, podendo até evitar o problema de infertilidade.

A varicocele é uma doença que acomete somente os homens, popularmente conhecida como varizes de testículos, se dá por causa da dilatação anormal que acontece nas veias testiculares, as quais constituem parte o cordão espermático, devido a um excesso de esforço físico praticado pelo mesmo.

Geralmente a patologia acontece mais do lado esquerdo do escroto, pois a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, que contém de menor calibre e conta com uma angulação de 90º, o que acaba dificultando o escoamento do sangue que fica represado e causa a variz.

homem com varicocele

Utilizar suspensório escrotal durante as atividades físicas e alguns medicamentos ajudam a acabar com os sintomas.

Em alguns casos a varicocele pode ser assintomática, mas há pessoas que sentem muitas dores, desconforto e peso na bolsa escrotal, que se agrava quando o paciente se mantém em pé e alivia. Além disso, em muitos casos há alteração e comprometimento estético da região.

Existem três graus de varicocele:
Grau I – varicocele pequena e palpável, causa somente um aumento da pressão abdominal;
Grau II – varicocele média e palpável.
Grau III – varicocele grande, palpável e visível.

O grande problema causado pela varicocele é a infertilidade masculina, uma vez que ela ocorre, o represamento de sangue na bolsa escrotal aumenta a temperatura do local acarretando um estresse em ambos os testículos, como consequência diminui a taxa de espermatozoides e a sua mobilidade.

O tratamento é realizado após o diagnóstico da varicocele, e se o paciente apresentar os sintomas citados, e ainda a infertilidade é possível ser necessário fazer um intervenção cirúrgica.

São utilizados 3 tipos de tratamento que variam de acordo com cada caso:

  • Cirurgia aberta procedimento simples, dura apenas 45 minutos em média;
  • Cirurgia laparoscópica feita por incisão minúscula, possui tempo operatório maior e alta hospitalar costuma demorar 48 horas;
  • Embolização da varicocele processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo, dura apenas uma hora em média.
      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Terçol tratamento
Endometriose tratamento
Preventivos de Fragilidade Capilar