Navegolandia » Novidades » Como verificar pontos na CNH

Como verificar pontos na CNH

A pontuação por infração na carteira pode levar a suspensão da mesma. Veja neste artigo como consultar a pontuação da sua carteira e muito mais.

A CNH ou Carteira Nacional de Habilitação é um documento que permite o cidadão dirigir um veículo em qualquer região do Brasil, mas como dirigir é uma situação de risco, existe pontuações que são emitidas na carteira do motorista para cada infração cometida. Como todos devem saber, existem quatro modalidades de pontuação, são elas:  leve, média, grave e gravíssima. Para quem está com a carteira provisoria qualquer infração grave ou gravíssima acarreta na perca da CNH.

como consultar a pontuação na carteira

Pontuação na carteira
(Foto: Reprodução)

 O máximo de pontos que o motorista pode levar são 20 pontos de infração em um ano, ou seja, se ele levar mais de 20 pontos de infração no decorrer de 1 ano, entre a primeira infração que ainda não prescreveu, o condutor do veículo perde a carteira. As pontuações são classificadas da seguinte forma:

  • Leve: 3 pontos
  • Média: 5 pontos
  • Grave: 5 pontos
  • Gravíssima: 7 pontos

As pontuação prescreve no período de 1 ano, isso significa que se você cometeu uma infração no dia 9 de abril, esse mesmo dia do ano seguinte a infração terá prescrito e a pontuação deixa de valer. Motoristas que passam dos 20 pontos devem fazer o curso de reciclagem e passar por diversos processos para poder voltar a dirigir. Se o cidadão for pego dirigindo durante a suspensão carteira, além de perde-la ele também pode ser preso.

Consultando a pontuação

Para consultar a pontuação de sua carteira você deve acessar o site do Detran de seu Estado. Vá na opção de consultar a CNH e verifique a sua pontuação.  Lembrando que cada multa que for emitida, você deve paga-lo no decorrer do prazo.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Como Transferir Pontos de Multas
Como consultar os pontos no nota legal
Como acumular milhas no cartão