Navegolandia » Novidades » Como visualizar arquivos XML nota fiscal eletrônica

Como visualizar arquivos XML nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica, além de ser um recurso prático, também ajuda o meio ambiente e tende a ser cada vez mais usado. Saiba no decorrer desta matéria como visualizar os arquivos XML emitidos pelo programa de nota fiscal da Receita Federal.

A nota fiscal eletrônica foi um dos recursos disponibilizados pelo governo para facilitar comerciantes a emitirem o comprovante de compra, evitando a emissão de notas fiscais de papel. Além disso, o governo incentivará a emissão de mais notas, pois o processo é simples e não causa danos ao meio ambiente.

como  ver arquivos xml

visualizando nota fiscal eletrônica

Para usar a nota fiscal eletrônica você precisa estar com todas informações em dia com a Receita Federal, estando tudo certo é só baixar o aplicativo NF e  as notas serão emitidas eletronicamente. Você pode baixar o programa clicando aqui . Acontece que na emissão dessas notas também pode ser gerado um arquivo XML que contém informações da nota fiscal, esse formato não pode ser aberto em qualquer editor de textos como o Word, Bloco de notas, WordPad, etc.

Existem duas formas de conseguir visualizar o arquivo XML, uma delas é baixando o programa disponibilizado pela Receita Federal chamado “Visualizado DF-e“, você pode baixar o programa agora mesmo clicando aqui. Outra opção que pode ser usada é ver a nota eletrônica diretamente pelo site consultado, para isso você precisa acessar esse endereço:http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=

Ao entrar no endereço, o portal pedirá a chave de acesso da NF-e, essa chave é o nome do arquivo “XML”. Basta copiar o nome do arquivo, digitar o código que fica na imagem ao lado e pronto, você será direcionado para uma página que mostrará todas as informações sobre sua nota fiscal. O projeto do governo que, pouco a pouco, vem se tornando obrigatório, já ultrapassou os 10 bilhões de notas emitidas com mais de 1 milhão de emissores e a tendência  é crescer cada vez mais.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Comments are closed.