Navegolandia » Saúde » Componentes do cigarro e seus efeitos

Componentes do cigarro e seus efeitos

O número de vítimas de câncer causado pelo tabagismo é enorme, mesmo assim, o consumo está cada vez maior, principalmente entre adolescentes, esse aumento se dá também por causa das campanhas publicitárias para o uso do produto.

O cigarro é um dos produtos industrializados mais antigos e vendidos em todo o mundo. Apesar de existiram controvérsias quanto a sua origem, sabe-se que o uso do cigarro emergiu na Primeira Guerra Mundial onde o produto era oferecido as tropas combatentes de forma totalmente gratuita.

Devido a escassez do cigarro durante a Segunda Guerra o cigarro tornou-se muito caro e ao mesmo tempo muito procurado. A partir do século XX, com as grandes campanhas e anúncios publicitários, o produto se tornou o mais popular no mercado.

Poucos sabem, mas o cigarro tinha finalidades terapêuticas espirituais anteriormente, principalmente entre os povos maias e astecas, que fumavam várias drogas naturais com efeito psicoativas durante os seus rituais religiosos.

campanha publicitaria

Uma das campanhas publicitárias.

Há muito tempo, as organizações de saúde tentam diminuir o uso do cigarro através de campanhas que indicam os males e também o número de prejuízos causados pelo tabaco. Somente na fabricação do produtos são utilizados aproximadamente setecentos aditivos químicos, totalmente nocivos ao organismo humano.

No cigarro pode ser encontrado as folhas secas da planta popularmente chamada de tabaco, mas também pode ser feito a partir de outras preparações com a utilização do charuto, cachimbo, rapé, fumo em corda e etc. Porém em todas as utilizações, há substâncias semelhantes e consequentemente os mesmo prejuízos a saúde.

O cigarro industrial é constituído de diferentes composições, cada uma representa um mal a saúde do corpo, são as seguintes:

Metais pesados:

  • Acetato de chumbo: Substância irritante, componente das fórmulas de tintura para cabelo – desencadeia a anorexia e a cefaleia, além de interferir no crescimento de crianças e adolescentes.
  • Cádmio: Substância irritante, utilizado na fabricação de pilhas e baterias – pode causar câncer pulmonar, de rins, de próstata, e de estômago.
  • Fósforo P4 P6: Substância venenosa, encontrado em fertilizantes, raticidas e produtos de limpeza – pode ser mortal dependendo da dose consumida.
  • Arsênio: Substância corrosiva, utilizada em venenos para insetos e pesticidas – provoca lesões quando entra em contato com os rins, o coração, o fígado, pulmões, os dentes e ossos.

Substância cancerígenas:

  • Benzeno: Substância utilizada em pesticidas, encontrado também na gasolina – pode causar enfisema, asma e alguns casos pode desenvolver uma leucemia entre 2 a 50 anos.
  • Formaldeído: Substância utilizada na conservação de cadáveres e também na fabricação de produtos químicos – reações alérgica, doenças respiratórias, diminuição da coordenação motora e alteração do sono.
fumando cigarro

O alcatrão é uma das substância encontradas no cigarro, que causa alterações nas células levando ao surgimento de vários tipos de câncer como o de boca e de pulmão.

Gases Tóxicos:

  • Amônia: Substância corrosiva para nariz e olhos – ao se instalar no pulmão pode agravar o enfisema e a bronquite crônica.
  • Cetonas: Substância entorpecente, utilizada para remoção de esmaltes – irrita a garganta, ocasiona cefaleia e tonturas excessivas podem levar à morte.
  • Terebentinas: Substância inflamável, utilizada em diluentes de tintas a óleo – provoca irritação nos olhos, lesões no sistema nervoso, vertigem e desmaios.
  • Monóxido de carbono: ao entrar na hemoglobina forma a carboxiemoglobina, que causa dificuldade da oxigenação dos tecidos do corpo, consequentemente onsequência reduz o desempenho do organismo ao tentar realizar exercícios físicos, em se cicatrizar feridas e também na troca de nutrientes.

Substância química que causa dependência: Nicotina – aumenta o ritmo cardíaco, pode provocar derrame cerebral, elevação da fração ruim do colesterol, infarto agudo do miocárdio (LDL), gastrite, bronquite crônica, úlcera gástrica, enfisema pulmonar e etc.

Em todos os cigarros é possível encontrar o filtro, que dá a falsa sensação de proteção para o fumante. No entanto nele está contido o butano substância que serve como combustível para o isqueiro, que as ser inalado causa falta de ar, além de problemas visuais.

Segundo as estatísticas, o uso de cigarro é uma das principais causas de morte evitável nos tempos atuais. A Organização Mundial de Saúde – OMS enumerou cerca de 7,9 milhões de pessoas no mundo morrem todo o ano vítimas de algum tipo de câncer proveniente do hábito de fumar.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Massagem Facial Anti-rugas
Recursos naturais renováveis
Importância da esfoliação para a pele