Navegolandia » Animais » Comportamento das aves de rapina

Comportamento das aves de rapina

As aves de rapina deslumbra pessoas por sua beleza suas fortes características. Conheça neste artigo o comportamento das aves de rapina.

As aves de rapina recebem esse nome pois são animais que caçam rapina pode apresentar significados como “raptar ou aves que raptam“. A maioria destas aves possuem o bico curvo e afiado, garras fortes afiadas, audição excelente e visão eximia, algumas conseguindo enxergar a presa a mais de 3 quilômetros de distância. As aves mais conhecidas são águias, gaviões, corujas, falcões e também entram no grupo os abutres e urubus.

aves de rapina

águia americana
(foto: reprodução)

Existem mais 550 espécies de aves de rapina, sendo 212 são corujas. Apenas no Brasil existem 98 espécies. O  peso deste animais podem variar entre 50 g à 9 kg e a a maior de todas as aves de rapina habita no Brasil, é chamada de Gavião-real e consegue caçar desde cachorros do mato até filhotes de veado. Elas são símbolos de triunfo por todo mundo. os Estados Unidos usam a imagem da águia como um dos símbolos de seu país.

aves de rapina

Falcão peregrino, considerado a ave mais rápida do mundo pode alcançar 250 km/h
(foto: reprodução)

As aves de rapina, em sua maioria, tem um comportamento diurno fazendo a maior parte de suas atividades durante o dia. Entretanto a maior parte das corujas agem a noite. Como existem muitas aves de rapina, o comportamento delas variam, mas elas são conhecidas por não se darem bem entre si, praticando ações como o cleoptoparasitismo que é o ato de roubar alimento de outras aves. Costumam até mesmo caçar outras espécies de aves de rapina, delineando uma forma de canibalismo, mas algumas espécies conseguem se dar bem e até dividir um mesmo poleiro.

aves de rapina

Gavião Real
(foto: reprodução)

O acasalamento também vária muito, mas as aves de rapina são conhecidas por cortejarem a pretendente antes, durante e depois do acasalamento. Alguns fazem voos acrobáticos, outras podem levar uma presa à fêmea. As fêmeas estabelecem uma área e criam um ninho onde serão postos os ovos. O acasalamento pode ser feito em pleno ar ou em terra dependendo da espécie.

aves de rapina

Coruja duende, considerada uma das menores aves de rapina do mundo
(foto: reprodução)

As técnicas de caça variam muito, várias aves de rapina caçam em grupos, outras preferem caça solitária. As técnicas são diversas para capturar a presa e a técnica mais comum entre as aves de rapina é  se manter em um poleiro enquanto observa o alvo. 

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Teimosia infantil
Nome da invenção da fotografia
Comportamento das aves de rapina