Navegolandia » Educação » Condição de existência de função

Condição de existência de função

A função é um dos cálculos mais utilizados da matemática e em diversas outras ciências pois o campo de aplicação desse método é muito amplo. Continue lendo e entenda melhor as condições para a existência de uma função.

Função é um conceito bem abrange no ambiente matemático e significa superficialmente um relação de interdependência entre os elementos de dois conjuntos, f(x) = y é a expressão mais comumente utilizada na descrição da função mais simples.

Exemplo de Função

Na imagem se observa os conjuntos não vazios  A e B e a relação entre os dois.

As funções são classificadas a partir da relação das condições de existência: primeiro para haver função é necessário existirem dois conjuntos que não sejam vazios, um nomeado domínio e outro contradomínio e posteriormente a imagem. Na função o conjunto A é o domínio e B é o contradomínio  ao relacionarmos o X de A ao Y de B, Y será a imagem da função que por conseguinte sempre estará contido em B, diz se com isso f(x)=y.

Alguns casos interferem na condição de existência da função: o denominador não pode ter o valor nulo na fração, já que na matemática é não existe divisão por zero; no conjunto dos números reais o numero ao qual se pretende obter a raiz não pode ser negativo ao menos que o índice seja ímpar, nesse caso qualquer numero real pode ser o radicando.

A grande aplicabilidade das funções no ambiente cotidiano faz desse tipo de calculo ser muito cobrado em vestibulares e concursos e habilidade nesses conceitos  pode tornar a vida mais fácil em uma destas provas.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Receituário Padrão e Ficha Técnica
Novo Punto fotos e preço
Dicas de controle de embreagem na subida