Navegolandia » Novidades » Dengue e febre amarela

Dengue e febre amarela

Eliminando o mosquito, é possível evitar totalmente a aquisição da dengue e também da febre amarela, essa atitude é muito importante, pois ambas as doenças quando não tratadas corretamente podem levar uma pessoa a morte.

O mosquito Aedes Aegypti é o inseto responsável pela transmissão de duas importantes e sérias doenças, a dengue e febre amarela urbana. Por ser típico das regiões tropicais, o mosquito se prolifera com maior rapidez nos locais onde há muita concentração de calor e águas empoçadas.

Somente a fêmea do Aedes Aegypti transmite a doença, pois a mesma se alimenta de sangue animal, enquanto que o macho somente consome vegetais adocicados e frutas. Ao picar a pele humana, o mosquito infectado acaba passando para o organismo o vírus que contraiu.

mosquito da dengue

Somente na Ásia, a dengue hemorrágica está entre as dez principais causas de hospitalização e morte de crianças.

No mundo inteiro existem cerca de quatro tipos de Dengue, porque o seu vírus o flavivírus causador da doença, possui quatro sorotipos – DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Dessa forma, a doença chega a se manisfestar num período de 3 à 15 dias após ser picado pelo mosquito.

Contraindo a dengue, a pessoa é tratada com ingestão de líquidos, e muito repouso, também utilizado a administração de alguns medicamentos antitérmicos, devidamente receitados pelo médico.

Lembrando que não se deve tomar qualquer remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal e etc, pois possuem propriedades anticoagulantes, o que provocaria uma hemorragia no paciente.

São dois tipos de dengue:

  • Dengue clássica – acomete brandamente a pessoa, causando dores de cabeça, nos olhos, no corpo, febre, e alguns casos pequenos sangramentos na boca.
  • Dengue hemorrágica – acontece quando a pessoa tem reincidência da dengue, porém se manisfesta com mais intensidade através de tontura, vômitos, dores abdominais, e dificuldades de respiração. Causa hemorragias em diferentes órgãos, e choque circulatório, se for não tratado adequadamente pode ser fatal para uma pessoa.
vacina contra febre amarela

A febre amarela é prevenida através da vacinação gratuita distribuída pelo Ministério da Saúde.

A Febre Amarela causa sintomas semelhantes os da dengue – febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor nos músculos, vômito, diarreia, cansaço e calafrios, que geralmente acometem o organismo no período de incubação do vírus. Porém a doença viral possui curta duração, em raros casos chega a provocar complicações renais e/ou hepáticas.

Também há dois tipos diferentes de febre amarela:

  • urbana – já erradicada no Brasil, é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti;
  • silvestre – ocorre em poucas regiões é transmitido pelo mosquito Haemagogus, que adquiriu o vírus de um macaco infectado e transmitiu-o ao homem.

Uma das formas de evitar o surgimento e proliferação do mosquito é mantendo quintais e todos os tipos de recipientes limpos, sem acúmulo de água, pois essa atitude impede que o mosquito deposite seus ovos criando ainda mais inseto propagadores da doença.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Tipos de doenças respiratórias e seus sintomas
Atraso menstrual pode ser doença?
Como fica uma mulher depois da gravidez