Navegolandia » Saúde » Diarreia tratamento

Diarreia tratamento

É muito comum acontecer as diarreias, mesmo porque são provenientes de inúmeras bactérias, que podem estar em qualquer lugar alimento e etc…

Ao contrário do que muitas pessoas tem ideia, a diarreia não é denominada como afecção, mas uma manifestação comum de inúmeras doenças de diferentes causas que acometem o trato gastrointestinal. É considerado diarreia toda a evacuação de fezes pastosas ou líquidas efetuada mais de três vezes por dia.

A diarreia acontece devido a diferentes fatores predominantes – efeitos colaterais de alguns medicamentos, excesso do uso de laxantes, infecção bacteriana, infecção viral, parasitas intestinais, entre outros. Estima-se a existência de mais de 200 tipos de germes, vírus, bactérias e parasitas que podem causar quadros de diarreia somente através da intoxicação alimentar, que acontece quando há grande concentração de toxinas ou micróbios no trato intestinal. A intolerância a lactose também causa diarreia em muitas pessoas, por isso é bom evitar os alimentos a base de leite.

A complicação mais evidente e grave que a diarreia pode ocasionar é a desidratação, causando vários sintomas, desde boca seca, lábios ressecados, letargia, diminuição da sudorese, confusão mental, sonolência, fraqueza, tontura e diminuição da urina. As pessoas adultas são mais resistentes, já crianças e idosos desidratam-se mais rapidamente.

criança com diarreia

A diarreia pode ser sintoma inicial de várias doenças sérias, como úlcera gastrintestinal e alguns tipos de câncer, por isso é importante não descuidá-la, comunicando ao médico quando possuir gravidade.

A diarreia tem vários níveis de gravidade, justamente por causa do fator desencadeante. Pode ser diarreia comum, que é mais frequente, mas há algumas situações em que é preciso ter mais atenção e levar o caso ao médico o quanto antes. Os sintomas abaixo, indicam sinais de gravidade da diarreia:

  • Febre alta, acima de 38,5ºC.
  • Desidratação.
  • Diarreia em crianças com falta de apetite .
  • Diarreia com sangue.
  • Diarreia por mais de 15 dias, ou constante por mais de 72h.
  • Diarreia em pacientes idosos e/ou imunossuprimidos.

Em todos os casos, é preciso que a pessoa seja tratada com muito líquido. Também é indicado soluções prontas para hidratação, ou o soro caseiro. Também é importante manter a alimentação, evitando o consumo de alimentos gordurosos, com adoçantes, bebidas alcoólicas, e alimentos ricos em fibras ou derivados do leite, pois pode agravar a situação.

Para evitar o surgimento da diarreia, é preciso tomar alguns cuidados, relacionados a higiene dos alimentos, das mãos, e evitar fazer a alimentação em locais desapropriados para tal atividade, ou ingerir bebidas no próprio recipiente, sem que o mesmo tenha sido lavado anteriormente, como as embalagens de refrigerantes.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Molusco contagioso tratamento
Refluxo tratamento
Endometriose tratamento