Navegolandia » Mundo Feminino » Dores abaixo da barriga pode ser gravidez

Dores abaixo da barriga pode ser gravidez

São existentes diversos sintomas que podem indicar uma gravidez, inclusive, dores de intensidade variada em um ponto inferior ao umbigo. Entretanto, também é importante considerar outros fatores.

Existem muitos fatores que podem ocasionar dores em um ponto inferior ao umbigo.

Existem muitos fatores que podem ocasionar dores em um ponto inferior ao umbigo.

São existentes diversos sintomas que podem indicar uma gravidez, inclusive, dores de intensidade variada em um ponto inferior ao umbigo. Entretanto, considerar uma gravidez apenas por esse sintoma é muito vago, pois é valido considerar os outros fatores que podem acarretar essa dor.

No caso de gravidez, a dor subsiste devido a implantação do óvulo fecundado no útero, podendo ser caracterizada de várias formas. Essa pequena dor é considerada normal nos primeiros meses de gravidez, pois o útero esta se dilatando.

Porém, descartando a possibilidade de gravidez, essa dor abaixo do ventre é caracterizada por óvulação ou por como dor pélvica, que indica uma infecção ou algum problema em um dos órgãos na área pélvica, podendo ser no Útero, Ovários, Tubos de Falópio, Cérvix, aparelho urinário e intestinal. Deste modo, é extremamente necessário uma avaliação médica  para obter um diagnostico mais preciso, pois as dores pélvicas podem acarretar vários problemas, como por exemplo as inflamações, vulvodinia, endometriose e fibrose uterina.

As inflamações normalmente são decorrente uma “ cicatriz” de antigas cirurgias ( cesariana, apendicite ou laqueadura). Quando ocorre a inflamação de uma cicatriz os órgãos dos arredores, comprimem um aos outros, fazendo com que assim ocasione a dor. A vulvodinia, é uma dor crônica sem causa especifica, normalmente diagnosticada como infecção dos tecidos presentes na vulva.

A endometriose, também apresenta esse sintoma, que é caracterizada como a sensação de cólica menstrual, porém com dores intensas é continuas. A endometriose ocorre quando tecidos que revestem o útero crescem para fora dele, e atingem os órgãos pélvicos. Já a fibrose uterina é considerada por um tumor ( não canceriano) constituídos de células, músculos e outros tecidos que crescem nas extremidades da parede uterina.

Deste modo, é importante que todos os fatores sejam considerados e sejam avaliados por um especialista dessa área de saúde. Se a dor for decorrente a uma gravidez, é importante uma examinação o quanto antes, para que a saúde do bebe possa ficar assegurada. Essa examinação médica, também é extremamente válida nos casos de dores pélvicas, pois elas podem se agravar e ocasionar problemas futuros, inclusive a infertilidade.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Sonhar que esta gravida do ex namorado
Intervalo da pílula engravida
Como Evitar Estrias na Gravidez de Gêmeos

Gostaria de Opinar ?