Navegolandia » Mundo Feminino » Dores provocadas por miomas

Dores provocadas por miomas

O mioma é um tumor que provoca medo nas mulheres, mas que pode ser tratado de forma relativamente simples. Conheça mais sobre o mioma, sintomas e formas de tratamento.

Os miomas são tumores benignos que se localizam no útero da mulher, geralmente só detectado quando o médico consulta o histórico da paciente durante exames ginecológicos ou durante exames de ultrassom. Não se sabe ao certo a causa do aparecimento de miomas, mas pode ser relacionado ao nível hormonal da mulher, já que os casos diminuem bastante no período da menopausa. Algumas técnicas terapêuticas tem sido eficientes contra miomas.

dores do mioma

Representação do mioma
(foto: reprodução)

Sintomas

  • Aumento do fluxo menstrual
  • Infertilidade
  • Aumento do volume abdominal
  • Dores na região da pélvis
  • Alterações do trato gastrintestinal

As dores são um sintoma muito importante e muito presente em miomas. Os casos de infertilidade são raros e representam uma pequena porcentagem, mas existem tratamentos eficientes de fertilidade que ajudam contra os problemas provocados por miomas. Apesar de não ter sangramento em casos de miomas, é preciso estar atento à qualquer sangramento e não destacar a possibilidade de lesões internas do mioma.

Tratamento

O tratamento mais comum é a histeroscopia, onde o mioma é retirado através pela cavidade vaginal, fazendo com que seja reduzida o uso de remédios para a recuperação. Outras opções é a miomectomia, retirada convencional do mioma através da incisão no abdômen, uma técnica mais recente é a embolização que consiste em cortar o suprimento que alimenta o mioma.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Dores abaixo da barriga pode ser gravidez
Dicas para diminuir o volume do cabelo de forma natural
Salário inicial de um médico