Navegolandia » Saúde » Dores relacionadas a coluna cervical

Dores relacionadas a coluna cervical

A coluna cervical é uma das partes do corpo que mais sofrem, principalmente devido a má postura. Veja neste artigo quais os motivos de dores relacionadas a coluna cervical.

A coluna cervical fica localizada logo abaixo do crânio, no nível dos ombros, a mesma é responsável por manter o equilíbrio e enviar os sinais de nossas sensações para o cérebro. É composta por sete vértebras que se ligam em um movimento vertical. Em seu interior existe a medula espinhal que comanda os movimentos e as sensações do corpo. Através da coluna cervical podemos realizar movimentos com o pescoço, como girar a cabeça em até 130°.

dores relacionadas a coluna cervical

Dores na coluna cervical
(foto: reprodução)

Causas

A dor cervical ou cervicalgia pode se estender até os braços onde é denominada cervicobraquialgia, essa dor pode ter diversas origens e  estar relacionada a traumas, alterações mecânicas, doenças degenerativas, tumores, infecções, doenças neurológicas, doenças glandulares, dores referidas ou até mesmo a causas psiquiátricas. A grande maioria dessas dores mecânicas ocorre quando há excesso de carga sobre a coluna, muito comum em locais de trabalho onde as pessoas tem de permanecer em posições não favoráveis ou carregar grandes cargas de peso.

É praticamente impossível conceber a origem de uma dor cervical quando não relacionada a problemas físicos traumáticos ou biológicos, por isso essas dores mais comuns são dividas em dor cervical aguda, caracterizada por dores no pescoço ou na nuca que tendem a piorar com movimentação. A dor cervical crônica se caracteriza por uma dor bruta que aumenta a intensidade podendo chegar ao ponto de impedir a movimentação de uma pessoa.

Tratamento

O tratamento, na grande maioria dos casos, é realizado visando o alivio da dor e a correção da postura da coluna no dia-a-dia. O médico  responsável, provavelmente, vai receitar um analgésico ou um anti-inflamatório, podendo também considerar necessário fisioterapia para alivio e correção da coluna. Em casos de infecção, o tratamento é feito através de antibióticos e nos casos mais graves, como de algumas dores crônicas. pode ser necessário a cirurgia com pinos, parafusos e outros dispositivos que auxiliaram na correção da postura da coluna cervical.

      

Fique informado receba nossas atualizações gratuitamente !

Textos:

Dor no Ovário Direito Depois da Menstruação
Sentir dor na barriga pode ser gravidez
Dores na Lombar e na Barriga